Cidades Notícias

Coluna ‘Momento Psico’ – Manipulação psicológica (Gaslighting)

Tamoios News

Hoje vou falar sobre MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA 

Conhecido também por Gaslighting 

O termo tem origem no filme “Gas Light” (À Meia Luz), de 1944. Na história, o marido tenta convencer a mulher de que ela é louca, manipulando pequenos elementos de seu ambiente e insistindo que ela está errada ou que se lembra de coisas de forma incorreta. Em tradução para português, a palavra quer dizer justamente isso: manipulação.

É uma forma de violência psicológica sutil nos relacionamentos afetivos, na qual o abusador mente, distorce a realidade e sempre omite ou cria informações, com o objetivo de desestabilizar a saúde mental da vítima.

Quando a manipulação psicológica alcança um grau extremo é perceptível que a vítima já está muito fragilizada. Em um relacionamento amoroso, embora esteja sofrendo nas mãos do manipulador, ela não consegue terminar o relacionamento abusivo. 

EXEMPLO:

Quando um parceiro suspeita de uma traição e o outro jura que nada aconteceu, acusando-o de estar “imaginando coisas” ou “ficando maluca (o)”.

Para isso, a pessoa que pratica o gaslighting costuma usar informações distorcidas, inventadas, ou devidamente selecionadas, as quais deixam a vítima desorientada.

Existem diversas formas de gaslighting utilizadas pelos manipuladores emocionais para desestabilizar a vítima. Algumas são fáceis de identificar enquanto outras são mais sutis e igualmente prejudiciais para a saúde mental.

PRINCIPAIS TÁTICAS QUE OS ABUSADORES UTILIZAM

1 – Mentira

2 – Humilhação

3 – Chantagem emocional

4 – Palavras amáveis

ME IDENTIFIQUEI COM A MATÉRIA

Acredito que sou vítima de gaslighting (manipulação psicológica). O que devo fazer?

Se você está sendo vítima de gaslighting, procure apoio de familiares e amigos para conseguir se afastar do manipulador. Algumas pessoas conseguem se desvencilhar sozinhas dos relacionamentos abusivos por exaustão mental. 

Se você passa por isso ou passou por isto, o próximo passo é buscar a ajuda de um psicólogo. A terapia é indispensável para recuperar a autoestima e confiança, compreender que a culpa não é da vítima e se concentrar em curar os traumas para reencontrar a felicidade.

Alessandro Marcel de Carvalho.

Gostou da matéria? 

Toda semana abordarei um tema diferente e importante.

Você também poderá participar das matérias deixando sua indicação sobre um assunto nas minhas redes sociais.

Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.

PARTICIPEM!!!

Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.

Instagram: @psicomarcel73

Facebook: psicomarcel73