Caraguatatuba Cidades Notícias

Horta comunitária do Jetuba planta milho no Carnaval para Festa de Reis

Tamoios News

Mutirão fará plantio de sementes crioulas visando festa tradicional caiçara em Caraguá

Quem quiser vivenciar uma experiência diferente durante o Carnaval pode participar do Mutirão Caiçara organizado pelo Coletivo Caiçara de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, no dia 27 de fevereiro, domingo, a partir das 8h, na horta comunitária do Alto Jetuba, em Caraguatatuba. 

Os interessados devem estar vacinados, usar máscaras, trazer seu copo e algum alimento para partilhar. Há banheiros no local. A horta está localizada na Av. R. José Garcia da Fonseca, no Alto do Jetuba, Caraguatatuba – SP, CEP 11676-691.

O encontro visa realizar o plantio de milho crioulo palha roxa, com sementes preservadas pelos povos tradicionais ao longo das gerações, visando multiplica-las na região, apoiando essa produção agroecológica, em forma de mutirão, uma prática tradicional das comunidades caiçaras. A colheita será em junho, para a Festa de Reis Caiçara. 

O milho é proveniente do Assentamento Agroecológico Egídio Brunetto em Lagoinha-SP, na serra de Ubatuba, em ação com o elo de soberania alimentar na Teia dos Povos em São Paulo.

A horta

Pelo segundo ano, com resultado do trabalho de moradores e apoiadores, a horta, que na verdade é uma pequena agrofloresta, com cerca de 300m² está em pleno funcionamento, gerando alimentos para a população do bairro do Jetuba. Em Setembro foi realizado um mutirão da primavera, no plantio de hortaliças. Tudo pode ser colhido pela comunidade a qualquer momento. O espaço foi criado como uma forma de retomada de práticas tradicionalmente realizadas neste território.

A Festa de Reis Caiçara 

Organizada anualmente pela Associação Caiçara do Juqueriquerê (ACAJU), Coletivo Fieira de Timbopeva e Coletivo Caiçara e outras parcerias em Caraguatatuba, a Festa de reis Caiçara não pôde ocorrer nos dois últimos anos, devido à pandemia. Esse será o 4º encontro e o evento é sempre aberto ao público e tem como objetivo o fortalecimento da cultura caiçara, que, segundo os organizadores, “deve ser preservada e passada adiante, principalmente para os mais jovens”.

Durante a festa há degustação da culinária caiçara, sarau, exposições e apresentações de grupos de cultura tradicionais, como folias e bailes de fandango – gênero musical e coreográfico, fortemente associado ao modo de vida da população caiçara. A entrada é franca. 

Texto: Adriana Coutinho/Tamoios News