Merendeiras que atuam na alimentação escolar em São Sebastião, funcionárias da empresa RC Nutry Alimentação Ltda contratada pela prefeitura, fizeram hoje (14/03) um protesto em frente ao Paço Municipal.
Segundo o Sintercub, entidade de classe que representa os interesses da categoria de refeições coletivas e refeições escolares de Cubatão e região, as merendeiras “há vários meses têm seus direitos trabalhistas desrespeitados” pela empresa. O sindicato afirma que as cozinheiras escolares estão “trabalhando sem salários, sem vale transporte, sem vale refeição e sem cesta básica e sem respostas!”.
Ainda de acordo com o sindicato, a paralisação das atividades das trabalhadoras será mantida “até que os valores devidos sejam quitados e a voz da categoria seja realmente ouvida”.
No início da tarde, o vereador André Pierobon (MDB) fez uma transmissão ao vivo em uma reunião com o sindicato, as merendeiras e a secretaria de Educação do município. Ele prometeu que vai fiscalizar o contrato da prefeitura com a empresa. E que vai defender as trabalhadoras que aderiram à paralisação de possíveis retaliações e perseguições. Pierobon reclamou que nem o prefeito nem o vice quiseram receber representantes da categoria, e que depois que a secretaria de Educação aceitou fazer a reunião, ele quase foi impedido de participar.
A empresa RC Nutry Alimentação LTDA e a prefeitura de São Sebastião foram questionadas pelo portal Tamoios News, mas não retornaram até o fechamento desta matéria.
Em seu site, a prefeitua divulgou a seguinte nota:
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), informa que está com seus pagamentos rigorosamente em dia, honrando os compromissos do contrato de prestação de serviços de merenda escolar com a empresa RC Nutry Alimentação Ltda.
A secretária de Educação, Marta Braz, na sexta-feira (11), atendeu um grupo de merendeiras e acionou a empresa sobre as questões levantadas pelas funcionárias. A empresa assegurou que irá resolver as pendências que houver.
Paralelo a isso, o contrato com a empresa está sendo avaliado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos.
A secretária Marta Braz colocou-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários.