O encontro é no sábado (9) no bairro São Francisco e contará com integrantes de outros grupos da região
O grupo de maracatu Odé da Mata faz cortejo no próximo sábado (9) às 18h na rua da praia no bairro São Francisco, em São Sebastião. A concentração será no Espaço Cultural Batuíra às 16h. O evento comemora os nove anos de existência e resistência e contará com integrantes de alguns grupos de maracatu da região. A apresentação é gratuita e aberta a todos os públicos.
O Espaço Cultural está situado à Rua José Bruno, esquina com Martins Do Val. O aniversário do grupo é festejado em oito de janeiro, porém, devido ao agravamento da Covid-19, não puderam realizar o evento como em anos anteriores.
O Maracatu de Baque Virado é uma manifestação popular da cultura brasileira, originária do estado de Pernambuco. Está inserido no ciclo carnavalesco pernambucano e simboliza, entre outras coisas, a coroação dos Reis do Congo feita em forma de cortejo.
Em um processo de educação contínua e de troca de saberes e fazeres, o grupo é constituído por famílias, reunindo adultos, jovens e crianças em diversos espaços de aprendizagem, buscando em suas ações diárias o fortalecimento das relações tecidas, onde a convivência entre os integrantes, pessoas de diferentes idades e contexto social, cada um com sua bagagem e história, possibilitam uma grande oportunidade de crescimento em coletivo.

Foto: Márcio Pannunzio
A história do Odé da Mata
Regido pelos orixás Xangô e Oxóssi, a história do Odé da Mata se inicia em 2013, a partir de oficinas culturais realizadas em São Sebastião. Desde então luta pela resistência da cultura, tendo como objetivos resgatar, fortalecer e fomentar a cultura popular, a história cultural da região e do povo, além dos vínculos familiares e comunitários. Assim, realiza oficinas de forma voluntária nos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião (com exceção dos anos 2020 e 2021 por conta da pandemia) e mantém um intercâmbio cultural com a Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife -PE, regido pelo Mestre Chacon Vianna.
O Maracatu antes era restrito aos grupos pernambucanos tradicionais, atualmente está difundido em diversas regiões do Brasil e do mundo. Os principais instrumentos utilizados em sua formação são: alfaias, gonguê, timbal, caixa, tarol, ganzá, agbês e apito.
Realizações
O Maracatu Odé da Mata se apresenta em importantes eventos do cenário cultural do Litoral Norte, como a Festa da Tainha, Festival do Camarão, Litoral Encena, Festa do Folclore, Dia da Consciência Negra, Supereco, entre outros. Também se reúne com outros grupos de maracatu do estado de São Paulo e batuqueiros vindos direto de Recife – PE, para troca de saberes e ensinamentos relacionados à Nação Porto Rico e ao maracatu.
Tradicionalmente, todo mês de julho o grupo proporciona um encontro da cultura popular no Sítio Abra de Dentro no bairro do Pegorelli, em Caraguatatuba. A Festa de São João é uma iniciativa coletiva, solidária e independente, com o objetivo de tecer uma rede cultural de tradições e promover o intercâmbio de saberes e fazeres entre Mestres, grupos entusiastas da cultura popular do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Em parceria com o Instituto Supereco e o radialista Carlinhos Paes, o grupo realizou em 2018 oficinas de educomunicação relacionadas à preservação da cultura popular e questões ambientais junto às crianças e adolescentes do próprio grupo e da comunidade. Para quem quiser conferir o resultado dessas oficinas, está disponível no canal “Comunicando Litoral Norte – SP” em forma de entrevistas com alguns Mestres da região.
Como conhecer
As oficinas de maracatu oferecidas pelo grupo estão previstas para retornarem no final de abril. Para mais informações entrar em contato com o próprio grupo pelas redes sociais, no Instagram @maracatu_odedamata e www.facebook.com/maracatuodedamata. O Odé da Mata também tem um canal no YouTube/Odé da Mata https://www.youtube.com/channel/UCP57BTQS-8fgNTW-hni35Aw com vídeos de apresentações.