Mesmo morando à beira mar, meninos e meninas muitas vezes desconhecem as belas praias da cidade
As crianças do Garoçá, na Costa Norte de São Sebastião, foram na manhã desta sexta-feira (15), participar de uma Vivência na Praia Grande, região central da cidade. O passeio foi possível graças à parceria existente há anos entre a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), responsável pela manutenção do projeto na Enseada, e a Secretaria de Esportes, que constantemente coloca à disposição dos alunos e profissionais o meio de transporte, equipamentos esportivos – neste caso stand up e caiaques – para que todos possam desfrutam de momentos inesquecíveis à beira mar.
Além de proporcionar momentos de lazer, esporte, conhecimento e sociabilização entre as turmas, o projeto tem por objetivo proporcionar-lhes momentos de descontração e de captura de conhecimento sobre o município onde residem. “Fomos recebidos com muito carinho pela equipe da Secretaria de Esportes, por meio do projeto Ventos & Velas, que nos proporcionou toda estrutura necessária para desenvolvermos nossas ações extraclasse”, disse a coordenadora do projeto Luciana Gallani.
De acordo com ela, a cada ano a equipe do Garoçá percebe haver muitas crianças que ainda não conhecem as praias e nem os lugares importantes do município. “Momentos como esse nos faz acreditar que podemos, com essas ações, realizar muitos sonhos e valorizar a riqueza natural da nossa cidade”, afirmou.
Com apoio dos educadores físicos do Garoçá, Glauber Ferraz (Esportes Integrados) e Wesley Ferreira (Arte Corporal), os alunos se divertiram na prática do stand up e caique. “Alguns deles remaram pela primeira vez e se encantaram”, comentou a coordenadora.
Eduardo Sales de Araújo, 11, foi um dos que curtiram a atividade na Praia Grande, onde fica o Balneário dos Trabalhadores. “Foi a primeira vez em tudo. Nunca estive nesta praia e adorei. Meus amigos me contaram sobre o Farol do Moleque, achei interessante. É mesmo muito bom conhecer lugares novos”, declarou o aluno.
O projeto Garoçá atende crianças de 6 a 12 anos com atividades extracurriculares no contraturno escolar.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMSS