Em Ilhabela, além das beleza das praias e cachoeiras, é possível conhecer lugares incríveis como o Pico do Baepi.
Localizada no interior do Parque Estadual de Ilhabela, esta trilha é umas das mais procuradas por ecoturistas. O nível de dificuldade é considerado difícil, uma caminhada desafiadora que necessita de preparação e cuidado.
Seu nome “Baepi” é de origem tupi-guarani e significa montanha-careca. Antes do primeiro quilômetro, a trilha possui um belo mirante com vista panorâmica do Canal de São Sebastião, de onde se avista o Parque Estadual da Serra do Mar, os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, além de ilhas como as do Arquipélago dos Alcatrazes, protegidas pela Estação Ecológica de Tupinambás.
A trilha é bem demarcada, difícil de se perder. Possui muitos degraus, que facilitam a subida e evitam a erosão. Depois do mirante, são mais 10 minutos de caminhada no sapezal de frente para o Pico até entrar na mata fechada.
Quando aparece a placa com indicação dos 1048m de altitude, a partir daí, a trilha continua à direita para a pedra que é realmente o cume do Baepi.
Apesar de não ser uma trilha tão longa, a subida é bem íngreme. A distância a ser percorrida é de 7,4 Km e o tempo é de 2 a 3 horas para subir, dependendo do ritmo de cada pessoa. Uma dica importante é que não possui nenhum ponto de água, por isso é recomendável levar.
Outra questão é o calçado, vá de tênis ou bota, calça para não se arranhar na mata e blusa de manga comprida com proteção UV para os trechos de sol e por fim, não se esqueça do repelente.
É necessário o acompanhamento de monitor ambiental credenciado e não é possível realizar a visita em dias de chuva ou chuva de véspera. Faça sua parte, preserve a trilha e cause o menos impacto possível na natureza.
Para informações e agendamento: 12 3896-2660 ou no e-mail: pe.ilhabela@fflorestal.sp.gov.br