Geral

Tempo de espera na fila da balsa gera reclamações de usuários do sistema de travessia

Tamoios News
Ricardo Hiar

Ricardo Hiar

Na segunda-feira (30), motoristas chegaram a esperar 2h30 na fila para atravessar no sentido Ilhabela x São Sebastião

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

A demora no serviço de travessia das balsas, entre São Sebastião e Ilhabela, voltou a ser motivo de reclamação de usuários na segunda-feira (30). Devido ao tempo ruim, a travessia chegou a ser interrompida no começo da tarde, mas voltou a funcionar menos de uma hora depois. Segundo a Dersa, responsável pela travessia, a paralisação ocorreu por conta dos ventos que chegaram a 24 nós, equivalentes a 44 km/h. Apesar disso, os reflexos foram sentidos pelos moradores e turistas que precisaram realizar o percurso durante o restante do dia.

Segundo Henrique Mendonça, 31, que mora na capital e resolveu passar o feriado em Ilhabela, a situação foi crítica na volta. Ele deixou para retornar para casa na segunda-feira, pensando que evitaria congestionamentos, no entanto, ficou parado mais de duas horas na fila.

“Quebrei a cara, literalmente. Achei que estaria mais sossegado e faltei hoje no trabalho, pensando que poderia aproveitar melhor a viagem e retornar sem filas. Foi tudo ao contrário. O tempo fechou e fiquei horas para conseguir atravessar”, explicou.

Quem também teve os planos alterados por conta da travessia foi o motorista Claudionor Vinha, 56, que trabalha numa madeireira em Caraguatatuba e foi realizar uma entrega em Ilhabela. O horário de saída de Vinha do serviço é às 17h30. Quando foi realizar a entrega ao arquipélago, ele diz que pretendia retornar até as 17h, para conseguir adiantar o trabalho do dia seguinte e deixar o caminhão carregado. Apesar disso, ele enfrentou 2h30 de fila e chegou à sede da empresa apenas às 20h.

“Faço entregas em Ilhabela pelo menos duas vezes por semana e, vira e mexe acontece isso. Dessa vez só achei estranho, porque não estava com um tempo muito ruim. Essa demora atrapalha demais nossa vida, porque você nunca está esperando que vai passar por isso, faz uma programação e depois é obrigado a esperar”, completou. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Dersa a travessia São Sebastião x Ilhabela ficou paralisada das 13h45 às 14h30 da segunda-feira, em razão dos fortes vento que passaram dos 44 km/h. 

“Quando o serviço foi retomado, já tínhamos a formação de fila dos dois lados, com tempo de embarque de 60 minutos. A operação transcorreu durante o restante do dia com quatro balsas, já que outras duas estavam fora para manutenção preventiva. O pico de tempo de embarque foi de 180 minutos, registrado às 18h, do lado de Ilhabela”, apontou trecho da nota.

Conforme a Dersa, nesta terça-feira (31) não houve registro de filas. “A Travessia São Sebastião-Ilhabela opera normalmente, com 4 balsas e 30 minutos de tempo de embarque em ambos os lados. Temos uma balsa em manutenção corretiva e outra sendo preparada para passar por vistoria da autoridade marítima”, informou a assessoria.

Deixe um Comentário