Ilhabela Notícias

Comunidade do Bonete recebe vistoria técnica para implantação de biodigestores

Tamoios News
Foto: Divulgação

Representantes da sociedade civil – o coordenador do Instituto Bonete e o empresário proprietário da Litoral Biodigestores Tratamento de Esgotos – do Litoral Norte de São Paulo realizaram uma vistoria técnica na Praia do Bonete de Ilhabela nos últimos dias com vistas à averiguação e monitoramento do processo de implantação de biodigestores para a comunidade do Bonete, tendo como referência o Edital de processo licitatório N º 1 0 . 7 9 5 / 2 0 2 1 – SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO BONETE – da PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTANCIA BALNEÁRIA DE ILHABELA, assim como as normas técnicas NBR-5688 e NBR-8160 descritas no referido Edital e estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Na vistoria foram identificados ajustes necessários nos sistemas de tratamento de esgotos já instalados, que gerou ampla discussão técnica entre o empresário e representante da indústria TECNIPAR no LN e a equipe de instalação dos equipamentos, cuja capacitação também servirá como modelo para as próximas etapas, considerando que a empresa vencedora do processo, a E.D. dos Santos M.E., instalou um pouco mais que 10% desses equipamentos, que somam cerca de 250 no total, que representará a destinação de recursos públicos da ordem de mais de dois milhões  e duzentos mil reais (R$ 2.220.465,95) para atender todas as residências existentes na praia do Bonete.

Além de adequações técnicas, os representantes da sociedade civil também identificaram a necessidade de aplicação e cumprimento de processos de capacitação das famílias que já receberam os equipamentos, também exigidos no processo, uma vez que a má utilização dos biodigestores, por falta de informações básicas em educação ambiental e/ou de manual técnico poderá comprometer o sistema, sendo que o Edital prevê:

  1. i) Será exigida a vistoria periódica da empresa, com regularidade semestral, pelo prazo de 5 anos após a instalação e liberação de funcionamento dos equipamentos.
  2. j) Qualquer material que venha a ter que ser substituído, danificado por problemas da própria operação, e não por causas externas, onerará a empresa contratada.

Além de obrigações descritas no processo licitatório, seria muito interessante que o tema saneamento básico e ambiental fosse aplicado e desenvolvido na escola pública local, de forma multidisciplinar, em toda comunidade que for beneficiada pela Prefeitura de Ilhabela, em processos equivalentes, promovendo transformações socioambientais por meio de processo educativo, acredita Edson Lobato-Fredê, coordenador do Instituto Bonete.

Ainda segundo o coordenador da ONG, “Ao final desse processo o Bonete será um lugar mais saudável, graças a manutenção da balneabilidade da praia, do rio Nema, da qualidade do meio ambiente e de vida da comunidade do Bonete, por meio de tratamento de esgoto com os biodigestores” Ele também destaca que essa demanda vem na sequência de outras prioridades estabelecidas pela comunidade, como a geração de energia elétrica por placas solares em todas as residências, além de geradores a óleo diesel e água, assim como as pontes sobre as três grandes cachoeiras existentes ao longo da trilha de acesso ao Bonete, com cerca de 12 quilómetros, caracterizando cada vez mais a praia do Bonete como um dos principais produtos ecoturísticos de Ilhabela e do Litoral Norte de São Paulo, uma vez que se mantém balneável, com energia limpa e sustentável.

Imagem com os Biodigestores e placas solares ao fundo / Foto: Divulgação

O empresário Antonio Augusto de O. Neto, proprietário da Litoral Biodigestores Tratamento de Esgotos e representante da indústria Tecnipar, que produz os biodigestores que estão sendo instalados no Bonete, se colocou a disposição para retornar ao Bonete para acompanhar as instalações desses equipamentos e, assim, colaborar no processo e aumentar a eficiência dos mesmos para garantir a manutenção de um Bonete limpo e sustentável.

Imagem do processo de instalação dos biodigestores / Foto: Divulgação