Polícia

Com 18 mortes confirmadas, São Sebastião realizará velório coletivo em três bairros da Costa Sul

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Ônibus da empresa União do Litoral

Os corpos das vítimas, que foram levados ao IML do Guarujá, ainda não foram liberados; previsão é de que primeiros corpos cheguem em São Sebastião após às 18h

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

 

O acidente envolvendo um ônibus da empresa União do Litoral na noite da quarta-feira (8) resultou na morte de 18 pessoas, que residiram na Costa Sul de São Sebastião. Por conta disso, a prefeitura ofereceu três ginásios da região – em Boiçucanga, Barra do Una e Juquehy, para a realização de velórios coletivos. Os enterros, segundo o prefeito Ernane Primazzi (PSC) durante coletiva na manhã desta quinta (9), também serão realizados em cemitérios desses três bairros, conforme vagas que foram disponibilizadas.

Até às 16h os corpos ainda estavam no IML (Instituto Médico Legal) do Guarujá, para onde foram encaminhados após o acidente, que ocorreu na rodovia Mogi-Bertioga. O veículo ficou completamente destruído e, além das vítimas fatais, outros 17 estudantes ficaram feridos. Alguns ainda estão hospitalizados em estado grave, como um jovem que foi encaminhado para o Hospital de Santos com traumatismo craniano e a fratura de uma vértebra e outra estudante que chegou ao Hospital de Clínicas de São Sebastião, também com traumatismo craniano, e precisou ser encaminhada para uma cirurgia com especialista em São José dos Campos.

Entre as vítimas fatais, está o motorista Antonio Carlos da Silva, 37, que tinha dez anos de experiência na área. Entre os estudantes, a lista preliminar aponta o falecimento de: Aldo de Sousa Carvalho, Ana Carolina da Cruz Veloso, Damião Nunes Bras, Daniel Oliveira Damásio, Daniela Aparecida Mota Dias, Gabriela Silva Oliveira dos Santos, Guilherme Mendonça de Oliveira, Janaina Oliveira Pinto, Maria Wdyrlania Macedo de Souza, Rafael Santos do Carmo, Rita de Cassia Alves de Lima e Sonia Pinheiro de Jesus.

O sepultamento deve ser realizado na sexta-feira (10). Muitos amigos, familiares e moradores dos bairros, consternados com a situação, já estão nos locais indicados para os velórios. Em Barra do Una, por exemplo, cerca de 80 pessoas já estão no ginásio do bairro.

Outro lado

A empresa União do Litoral emitiu nota sobre o ocorrido e afirmou que em 25 anos de atuação no setor de transportes, nunca ocorreu um acidente com vítima.

Segundo apontou, a seguradora foi acionada na data do acidente está sendo prestado todo suporte aos passageiros e familiares, inclusive com apoio funeral do Guarujá e assistência médica para auxiliar os passageiros hospitalizados.

“Transcorrido este período de choque a empresa disponibilizará às famílias, todo suporte técnico e jurídico para trâmite com a seguradora”, disse trecho da nota.

Sobre as condições dos ônibus, a União do Litoral afirmou que está com vistoria da ANTT em plena validade, vistorias da EMTU e Artesp rigorosamente em dia, além de ter passado por manutenção preventiva há 15 dias, estando apto para realizar o transporte.

“Vale ressaltar que ainda não há como precisar a causa do acidente, apenas após a conclusão do laudo da perícia científica será possível disponibilizar essa informação”, concluiu.

Aulas suspensas

A cidade de São Sebastião e Mogi das Cruzes decretaram três dias de luto oficial. Em São Sebastião, as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas e só serão retomadas na próxima segunda-feira (13). A Universidade Braz Cubas e a Universidade de Mogi das Cruzes também suspenderam as atividades por dois dias.

As linhas de ônibus universitário mantidas pela prefeitura de São Sebastião não realizarão nenhum dos trajetos e só voltarão às atividades na segunda.

Em busca de um futuro melhor

O acidente chama atenção para uma realidade. Os jovens envolvidos na tragédia estavam em busca de um futuro melhor, a partir da formação universitária. Diariamente, mais de 600 estudantes enfrentam as estradas e rodovias que cortam o litoral norte em busca da graduação. Isso porque no município só há duas instituições de ensino superior e a oferta de cursos ainda é pequena em relação à demanda. Por conta disso, a prefeitura mantém o programa de transporte universitário, que garante a gratuidade na ida e volta para outras cidades, à estudantes matriculados em cursos não disponíveis na cidade.

O transporte é realizado por 13 ônibus da empresa União do Litoral, que se destinam às cidades de Caraguatatuba, Taubaté, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. 

Autoridades

O presidente interino, Michel Temer (PMDB) comentou o fato hoje pela manhã e chegou a registrar seu pesar pelo acontecimento por meio das redes sociais. Segundo informou, serão verificadas as causas do acidente e a possibilidade de ações que possam promover mais segurança no local e evite novos acidentes como o envolvendo os universitários de São Sebastião.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também lamentou o ocorrido e disse ter atendido a um pedido do prefeito sebastianense, para liberar vagas em hospitais para a remoção de vítimas graves, além do envio de legistas para agilizar o processo de liberação dos corpos.

Deixe um Comentário