Cidades Coluna Notícias

Ser intolerante pode afetar a minha vida? Entenda melhor em nosso Momento Psico

Tamoios News
Imagem Ilustrativa

Hoje vou falar sobre a INTOLERÂNCIA

A intolerância pode levar à morte? Se você disse “SIM”, acertou.

Temos o caso recente da garota de 12 anos que assassinou a garota de 13 anos.

Podemos dizer que seria uma intolerância?

Para responder precisamos primeiro saber o que é INTOLERÂNCIA.

Intolerância é o mesmo que ausência de tolerância, que corresponde a falta de compreensão ou aceitação em relação a algo ou alguém.

Uma pessoa que age com intolerância é chamada de intolerante e, devido ela, apresenta um comportamento de repulsa, repugnância e ódio por determinada coisa que lhe seja diferente ou que não goste.

“Segundo o Jornal G1, na matéria de 27/08/21, relatou que:
O número de denúncias de crimes de intolerância registrados pela Ouvidoria da Secretaria Estadual da Justiça de São Paulo cresceu 24,5% entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2020 no Estado. É o que aponta um levantamento feito pela GloboNews com base em dados exclusivos do órgão.”

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM TIPOS DE INTOLERÂNCIA ?

Vou citar alguns…

INTOLERÂNCIA RACIAL

Esse preconceito está associado à raça, etnia e aspectos físicos de uma pessoa. O exemplo mais comum é o que ocorre entre brancos que se julgam superiores aos negros. Muitas sociedades e governos o combatem ativamente, sendo que o racismo é considerado crime em diversos países do mundo.

INTOLERÂNCIA SOCIAL

Geralmente ocorre entre indivíduos de classes sociais diferentes. Ricos geralmente se sentem superiores aos pobres, com seu maior número de posses, facilidades e benefícios.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Está ligado à intolerância religiosa. Acontece quando uma pessoa simplesmente não aceita ou respeita outras religiões que não sejam a que ela segue.

INTOLERÂNCIA SEXUAL

A homofobia, sem dúvida, é um dos maiores exemplos de preconceito sexual, que se define pela intolerância no que diz respeito a pessoas que possuem relações afetivas com indivíduos do mesmo sexo.

Apesar do alto índice de crimes, agressões e assassinatos contra homossexuais no Brasil, em alguns países a situação é ainda pior. Podemos citar como exemplo a Rússia e países de influência muçulmana, como Somália, Arábia Saudita, Iêmen, entre outros.

SEXISMO

É caracterizado pela crença de que um sexo é superior ao outro. No Brasil isso está bastante presente, pois na maior parte das empresas as mulheres ganham menos, são menos respeitadas, além de ser um dos países onde mais ocorrem crimes e violência contra as mulheres.

INTOLERÂNCIA DIGITAL

No que se refere à intolerância e discurso de ódio nas redes sociais, é possível afirmar que pessoas aproveitam o anonimato para se expressar e se sentirem aliviadas, porém esquece que tal pratica é crime.

O QUE FAZER?

Uma maneira é aceitar mais o próximo e as diferenças do próximo. Essa habilidade consiste em se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, tentando compreender os sentimentos e perspectivas diferentes e usar essa compreensão para guiar as próprias ações.

Caso identifique algumas das situações acima procure um psicólogo, a psicoterapia pode auxiliar nestes casos.

Psicólogo Alessandro Marcel de Carvalho

Gostou da matéria?

Toda semana abordarei um tema diferente e importante.

Você também poderá participar das matérias deixando sua indicação sobre um assunto nas minhas redes sociais.
Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.

PARTICIPEM!

Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.

Instagram: @psicomarcel73
Facebook: psicomarcel73