Cidades Notícias São Sebastião

Romeiros de São Sebastião realizam a Peregrinação até Aparecida e relatam experiências de muita emoção

Tamoios News
Foto: Acervo pessoal dos Romeiros

Um grupo de 13 pessoas organizados pelo grupo “Mãos que Acolhem” saíram de São Sebastião no dia 09 de outubro rumo à Basílica de Aparecida. Após a missa de envio, realizada na igreja Matriz da cidade pelo Padre Alessandro, o grupo se dirigiu em carros até Pouso Auto onde começou a peregrinação a pé.

O trajeto escolhido pelo grupo foi a Rota da Luz de Pindamonhangaba. Eles percorreram cerca de 40 km por dia, inclusive nas madrugadas. Eles seguiram incansáveis apesar das chuvas que pegaram por conta do mau tempo na região, sendo o pior dia no domingo para segunda.

Foto: Acervo Pessoal

Foram 4 dias de espiritualidade, convivência e desafios. São quilômetros de subidas e descidas por estradas de terras em meio a fazendas e sítios, parando para descansar a cada dia e recomeçando na próxima noite.

O caminhar por tanto tempo amolece o corpo e o coração, abrindo espaço para o diálogo sincero com DEUS através de Nossa Senhora Aparecida. No grupo, muitos eram os objetivos: pagadores de promessas, buscando o agradecimento por uma graça alcançada e também aqueles que buscavam simplesmente um encontro pessoal consigo e com Deus.

Hélio de Souza Junior, de 50 anos, é morador do Bonete. Ele conta que fez a Romaria de Nossa Senhora de Aparecida para agradecer pela melhora da saúde de seu pai. Explicou que em outubro do ano passado o pai sofreu um infarto e uma parada cardíaca, ficando em situação de saúde extremamente grave. Porém, “conseguiu se recuperar e hoje está muito bem graças a nosso Senhor Deus e nossa mãezinha, Nossa Senhora de Aparecida” ele fala com satisfação.

Quem também fez questão de contar a sua experiência foi a senhora Elza Siqueira de 71 anos, ela é moradora do Bairro São Francisco e conta: “Experiência incrível, gratidão por participar dessa peregrinação, emoção indescritível ao adentrar na basílica, esse ano foi minha primeira vez, fui de apoio.”

Foto: Acervo pessoal do grupo

Cada Romeiro apresenta uma história, de superação ou simplesmente de agradecimento. Dores musculares, bolhas nos pés e cansaço dão espaço à gratidão e ao reconhecimento, uma entrega completa de fé e devoção. Alguns integrantes já participaram há 4 anos desta caminhada pela comunidade de Caraguatatuba e este ano resolveram realizar a peregrinação por São Sebastião com algumas mudanças e adaptações.

O grupo considera que as mudanças foram positivas e que para esta 1° jornada foi de muito aprendizado, acreditando ainda que para o próximo ano poderão fazer novas adaptações e melhorar ainda mais esta experiência de fé e oração.

Outro depoimento muito emocionante é de Luiz Roberto Betão de 62 anos. “Todas as cinco vezes que fiz a peregrinação, levei comigo o sentimento de gratidão pela vida, minha fé e o nome de todos os pacientes oncológicos que tenho o prazer de conviver a dez anos voluntariamente no H.C.S.S. Independente de religião de cada paciente, pois Deus é Deus em todas.”

Foto: Acervo Pessoal do grupo

Ao chegar em Aparecida as emoções vêm à tona, e momentos de comoção e espiritualidade afloram todas as lágrimas contidas durante a caminhada. Do reencontro com os familiares ao encontro com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, ou “Mãe Pretinha”, como diz um dos integrantes do grupo.

A organização do Grupo, realizada por Betão, Flávia, Vânia e Noeli, agradecem aos muitos apoiadores que ajudaram com alimentos, recursos financeiros e infraestrutura e já pensam em organizar a próxima Romaria para 2023.

Por Redação Tamoios News