Caraguatatuba Educação Notícias

Parceria entre Instituto Federal e Secretaria de Educação leva aulas de robótica à Fundação Casa

Tamoios News
Foto: Divulgação PMC

O Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou um projeto de aulas de Robótica Básica para adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa). Cerca de 30 adolescentes da instituição participaram de duas aulas temáticas, nos dias 20 e 21 de outubro, com carga horária total de 8 horas.

O projeto consistiu em apresentar aos alunos os kits didáticos ‘Lego Mindstorms’, material que faz parte do programa para o ensino de robótica na rede municipal de ensino de Caraguatatuba. Os kits permitem aos estudantes montar pequenos robôs que se movimentam e realizam tarefas diversas. As aulas consistiam na montagem do robô e, ao final, cada aluno podia modificá-lo, adicionando recursos e habilidades. Os estudantes se divertiram muito durante as aulas, demonstrando interesse e admiração pelas novas descobertas.

Foto: Divulgação PMC

O maior propósito do projeto foi gerar encantamento e mostrar novas possibilidades que as tecnologias trazem ao mundo. Dar novas perspectivas, incentivar as pessoas a estudarem e acreditar no ser humano é uma das tarefas mais nobres da educação, objetivo comum às instituições envolvidas.

A iniciativa foi idealizada pelos professores Nelson Alves Pinto e Mário Tadashi Shimanuki, ambos da disciplina de Informática do IFSP Caraguatatuba. Eles também são autores do projeto ‘Garotas adoram Tecnologia’ que visa incentivar meninas estudantes da rede pública a conhecerem as áreas de eletrônica e informática através da plataforma Arduino, que serve para facilitar o aprendizado de programação, ensinando o desenvolvimento de projetos de eletrônica, robótica, automatização, etc.

As aulas também contaram com a participação da professora Cintia Ribeiro, da rede estadual de ensino, e dos alunos Jonathan Perobeli e Caique Alexandroni Leme, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP, que relataram ter sido muito gratificante a experiência. A pouca diferença de idade entre os universitários e os adolescentes da fundação favoreceu a interação entre eles, tornando as aulas muito produtivas.

Professor Nelson e o universitário Jonathan / Foto: Divulgação PMC

Os professores Nelson e Mário agradeceram aos diretores do IFSP e a toda equipe e funcionários que se envolveram no projeto, estendendo à Secretaria de Educação de Caraguatatuba pelo constante apoio, divulgação e envolvimento em projetos que envolvem robótica e informática nas escolas públicas do município.

“Agradecemos especialmente à Fundação Casa, através da Sra. Maria Cristina, que nos recebeu de forma carinhosa e acolhedora. Todos saímos muito satisfeitos com os resultados”, concluíram.

Fonte: Secretaria de Educação PMC