O estado de São Paulo será o primeiro do país a contar com uma plataforma de monitoramento de todos os seus municípios segundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades — SP (IDSC-SP) será lançado na próxima quarta-feira (7.12), às 17h, em evento online e gratuito.
Na ocasião, participam do debate de lançamento o Diretor-geral do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, e representantes do Coletivo 660. A transmissão ao vivo do evento será feita pelas redes sociais da Ação Educativa e do Instituto Cidades Sustentáveis.
Por meio de 100 indicadores, a ferramenta identifica os desafios e avanços dos municípios paulistas no cumprimento da Agenda 2030, cobrindo as diversas áreas de atuação da administração pública. É também uma resposta ao desafio de municipalizar as metas e objetivos acordados em âmbito global, uma plataforma única onde cada cidade pode acompanhar seus desafios e prioridades para avançar na pauta.
O IDSC-SP permite uma série de análises que incluem e vão além dos limites municipais. É possível, por exemplo, verificar os dados de cada uma das 645 cidades do estado de São Paulo, estabelecer recortes geográficos mais amplos, como as regiões metropolitanas ou, ainda, agrupar e comparar os municípios de acordo com aspectos demográficos, sociais e ambientais, entre outros.
O índice das cidades paulistas é resultado de uma ação conjunta entre o Coletivo 660, Ação Educativa e Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), e acontece no âmbito do projeto Inovação, desenvolvimento e resiliência para as políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020-2030), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Além do desenvolvimento da ferramenta, que permitiu identificar os desafios relacionados às dinâmicas dos principais temas para o estado, o projeto promoveu o encontro entre pesquisadores, lideranças de movimentos sociais, entidades e organizações. Dessa forma, foi possível mapear alternativas, propostas e eixos estruturantes para o modelo de desenvolvimento adotado no estado de São Paulo.
Mais sobre o IDSC
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades pretende gerar um movimento de transformação na gestão pública municipal. A intenção é orientar a ação política de prefeitos e prefeitas, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local.
A metodologia do Índice foi elaborada pela SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), e, em 2022, o IDSC-BR reuniu dados e indicadores dos 5.570 municípios brasileiros, base que permitiu construir e desenvolver o IDSC-SP. O IDSC apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir dos ODS, usando os dados mais atualizados disponíveis em fontes públicas e oficiais do Brasil.
Além da pontuação e da classificação de cada cidade, também apresenta os Painéis ODS, uma representação visual do desempenho — o nível de desenvolvimento — dos municípios nos 17 ODS. O sistema de classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) indica o avanço do município para alcançar o objetivo.
Sobre o Coletivo 660
Articulado por especialistas e ativistas históricos do campo de defesa de direitos humanos, o Coletivo 660 – iniciativa acolhida pela Ação Educativa – tem trabalhado centralmente com a agenda de transição para um novo modelo sistêmico.
Em seus 22 anos de atuação, o grupo articulou diversas atividades com instituições e parceiros internacionais, formando uma rede de atores com importante acúmulo na formulação de alternativas sistêmicas (entre eles a Systemic Alternatives Network, a Assembleia Mundial pela Amazônia, o Diálogo Global por Mudança Sistêmica). Nos últimos dois anos, o Coletivo 660 tem tido como foco temático a crise sistêmica, a emergência socioambiental.
Sobre a Ação Educativa
Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos.
Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e interesses da população.
Sobre o ICS
O Instituto Cidades Sustentáveis atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil. A partir de duas iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Rede Nossa São Paulo (RNSP), busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, combate às desigualdades, da promoção dos direitos humanos, da participação social, da transparência e da defesa do meio ambiente.
SERVIÇO
Lançamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – SP
Data: 07/12/2022
Horário: 17h
Transmissão:
Link (facebook.com/acaoeducativa)
Link (facebook.com/programacidadessustentaveis)
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ação Educativa