Cidades Coluna Saúde

Saúde emocional: Descubra a diferença entre psicólogo, psiquiatra e terapeuta

Tamoios News
Imagem ilustrativa / Crédito Freepik

Vejo muitas pessoas marcarem consulta direto com o psiquiatra antes de passar em um psicólogo.
Também já vi pessoas dizendo que já passa com terapeuta e por isso não irá ao psicólogo.

Nesta matéria vou tentar explicar de maneira mais clara qual a diferença entre essas profissões.

PSICÓLOGO 

Para você se tornar um psicólogo, antes de tudo é preciso concluir o curso superior de psicologia, uma graduação em nível de bacharelado que são 5 anos.

Nem todo psicólogo trabalha na área clínica e é considerado um psicoterapeuta, como muitos conhecem. Alguns podem dedicar sua profissão à pesquisa, à docência, ao trabalho com organizações e a diversas outras áreas. “Todo psicólogo tem habilitação para atuar como psicoterapeuta (psicólogo clínico), mas não dá para dizer que todo psicólogo é um psicoterapeuta.

O Psicólogo reúne competências para realizar avaliações, aplicar testes e realizar diagnósticos.

TERAPEUTA

Terapeuta é qualquer pessoa que cuida da saúde física ou psicológica de alguém. Além de psicólogos, psiquiatras, educadores físicos e fisioterapeutas, qualquer pessoa com curso técnico ou livre em algum tipo de terapia também faz parte dessa profissão.

A acupuntura por exemplo, ela vem crescendo,  surgiu da medicina tradicional chinesa e tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio do corpo, por meio da aplicação de agulhas. Elas são colocadas em áreas específicas e servem para desbloquear as chamadas vias meridianas, que, quando bloqueadas, impedem a passagem do fluxo de energia vital e, portanto, causa desequilíbrio no organismo.

O Terapeuta trabalha ajudando a pessoa a reduzir o sofrimento gerado por problemas emocionais que vão desde conflitos comuns do dia a dia, até transtornos mentais graves. Há várias teorias cientificas e especializações, nas quais ele pode embasar a sua prática. Este profissional esta habilitado para aplicar as terapias voltadas a psiquê humana, individualmente ou em grupo.

PSIQUIATRA

O Psiquiatra possui graduação em Medicina, e depois, precisa realizar mais dois ou três anos em residência de Psiquiatria. O estudo da psiquiatria é voltado às condições mentais patológicas, adquiridas ou hereditárias.

O psiquiatra é o profissional que tem a capacidade de identificar, diagnosticar e indicar tratamentos com o uso de medicamentos para transtornos mentais. Nos casos de doenças mentais graves, como, por exemplo, a esquizofrenia, o autismo e a depressão. Nestes casos, a participação de um psiquiatra é fundamental.

O tratamento também se dá através de encontros entre o profissional e o paciente, mas estes ocorrem, na maioria dos casos, mensalmente e com um acompanhamento do caso clínico.

A indicação de medicamentos ocorre para tratar os sintomas que impedem o paciente de ter uma vida satisfatória. Tendo como objetivo a redução destes sintomas e, também, a melhoria da qualidade de vida do paciente.

Obs: Apenas psiquiatras são recomendados para receitar remédios com receita.
Psicólogo não prescreve receita de remédios.

Bom, agora você já sabe a diferença entre estes profissionais.
Espero ter ajudado e quando precisar já irá saber em qual profissional passar.

Psicólogo Alessandro Marcel de carvalho

GOSTOU DA MATÉRIA?

Toda semana abordarei um tema diferente e importante.

Você também poderá participar das matérias deixando seu comentário no meu Instagram, @psicomarcel73.

Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.

PARTICIPEM!

Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.

Instagram: @psicomarcel73