A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental vinculada à Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), recolheu, na semana passada, 40 quilos de pilhas na Costa Sul, e lançou três novos pontos de coletas na cidade.
O material será encaminhado para a empresa parceira, GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem LTDA, em que fará um descarte correto e sem oferecer riscos ao meio ambiente.
Os novos pontos de coleta, implementados no Canto do Mar, Pontal da Cruz e Boiçucanga, localizados na costa norte, região central e costa sul, respectivamente, se juntam a outros 26 pontos de coletas já ativos, totalizando agora 29 em todo o município, instalados, essencialmente, em repartições públicas e comércio local.
A coleta de pilhas no município de São Sebastião faz parte do programa E-Lixo, uma campanha de logística reversa, que troca mudas de árvores nativas por resíduos eletrônicos.
Somente em 2022, foram recolhidos quase 480 quilos de pilhas em toda cidade, número que é maior que o registrado no ano anterior e que mostra também a conscientização e engajamento da população com as causas ambientais.
A falta de atenção no descarte de pilhas e baterias podem resultar em diversas complicações, que vão desde a contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com o local onde esses materiais foram jogados incorretamente.
Para consultar os locais de coleta mais próximos de sua residência, é preciso entrar em contato diretamente com a Divisão Socioambiental da SEMAM, através do número (12) 3892-2797.
Fonte: Departamento de Comunicação PMSS