Novas tendências utilizadas pelo segmento buscam reproduzir experiências ou melhorar interatividade dos usuários
Desde o aprimoramento de ferramentas conhecidas até investimento em novas tecnologias. Dessa forma, o setor de jogos e entretenimento se mantém competitivo ano após ano, em uma área na qual a constante atualização é chave fundamental no negócio. Um desafio para as empresas no mercado e mesmo para quem consome esses produtos e serviços, especialmente os digitais. Se por um lado esses usuários demandam mais adaptações, por outro também precisam estar antenados sobre as novidades.
E são justamente eles a peça no foco da imersão de experiência tão buscada e valorizada pela indústria. Quanto mais envolvido com o entretenimento, de forma confortável e próximo da realidade, maior é o sucesso, bem como a popularização, da atividade em questão. Não precisa ser um internauta fissurado ou um gamer profissional, para estar inserido nesse processo. Até mesmo eventos globais envolvem novas tecnologias em destaque.
No caso da Copa do Mundo de 2022, por exemplo, as inovações foram observadas: nos aspectos de estruturas físicas, com os avanços nas áreas de engenharia, nos gramados e funcionamento dos estádios, incluindo sustentabilidade e acessibilidade; nos serviços aos torcedores e visitantes, com grandes investimentos em funcionalidades de mobilidade urbana, conectividade 5G e outras facilidades para o público; no esporte, tendo a inteligência artificial agregada aos sistema eletrônico para arbitragem; e, por fim, nos televisores e plataformas de transmissão, que entregam novas experiências para quem assistiu de longe.
Essa conexão entre o presencial e a distância, em ambos os sentidos literal e contextual, é algo que tem marcado também grandes produções artísticas, intensificada nos últimos anos. O objetivo é proporcionar a melhor imersão ao público presente no local e também aos que estão conectados. Os recursos nos eventos envolvem sonorização, telões de LED que dão cada vez mais vida às imagens, efeitos especiais, engenharia de luzes, apresentação de drones, hologramas, etc.
Os ingressos passaram para comercialização online e transações financeiras virtuais. Até mesmo reconhecimento facial já é utilizado na entrada de casas de espetáculos por questões de acesso e segurança. Do outro lado da conexão, as lives de shows impulsionaram as ferramentas e equipamentos de transmissão, além das funcionalidades de comentários e interação em grupos para proporcionar momentos de diversão através de qualquer lugar.
Talvez o segmento audiovisual seja um dos mais competitivos no momento. Salas de cinema e serviços de streaming estão em uma constante busca por novidades. Poltronas modernas, som e telonas digitais com tecnologia de ponta, óculos virtuais e até mesmo serviços de alimentação garantem a melhor experiência nos cinemas. Isso sem falar nos tipos de salas oferecidas: padrão 2D, 3D, Real D, XD, Prime, D-Box, IMAX, entre outras variações. Em parques de diversões, há ainda simuladores e atrações com experimentos sensoriais, indo além da audição e visão.
No streaming, os catálogos requerem atualizações para acompanhar o ritmo de consumo dos usuários. Não apenas lançamentos, mas resgatar produções que agradam e dão audiência. Os algoritmos e a inteligência artificial trabalham a todo vapor captando os gostos e oferecendo sugestões para quem está do outro lado da tela. Os recursos de acesso, linguagem e acessibilidade são outros pontos bem trabalhados pelos serviços.
Há alguns anos o entretenimento já aposta suas fichas na imersão virtual e online de jogos que antes eram apenas presenciais e dependiam de estruturas físicas. Esse é o caso de modalidades de cassino, como roleta e blackjack; de plataformas especializadas, que atualmente oferecem múltiplas possibilidades através de sites, incluindo as esportivas; e de jogos de tabuleiro ou em grupo, atualmente com competições internacionais e participação de jogadores conectados de vários cantos do mundo.
São vários tipos de tecnologias envolvidas para aquecer esse mercado de jogos online, a começar pela usabilidade em diferentes aparelhos, seja computador ou dispositivos móveis. A qualidade dos ao vivo transmitidos de todo o mundo e da conectividade de partidas com outros jogadores podem ser considerados destaques. A realidade virtual (VR) é outro caminho em constante atualização.
O futuro do entretenimento passa ainda por tecnologias com vasto campo a ser explorado, como a tão falada inteligência virtual e a tendência inovadora do metaverso. As grandes empresas investem e competem ao máximo por um espaço infinito de possibilidades, e os usuários podem com certeza esperar experiências ainda mais imersivas a curto, médio e longo prazos.