O Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1), por meios das Unidades Operacionais subordinadas, alcançou, no 1º Trimestre desse ano, uma redução expressiva nos indicadores criminais, bem como a majoração da produtividade operacional na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN).
Pautado no planejamento estratégico e na excelência da gestão dos ativos operacionais, o policiamento ostensivo foi preponderante para alcançarmos a redução de 17,35% nos indicadores de Homicídios Dolosos. Para tanto, foi necessário o acompanhamento constante das variações dos índices criminais e as necessidades pontuais de cada área, bairro ou município.
Além do policiamento ordinário, foram realizadas inúmeras operações policiais, a exemplo da “Operação Impacto”, “Operação Hércules Simultânea”, “Operação Adaga”, além de atuações cirúrgicas contra o crime organizado e grupos virais com emprego do 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (3º BAEP), com operações de inteligência policial.
Na mesma esteira, alcançamos uma redução de 26,6% no Roubo de Veículos, sendo 60 veículos roubados a menos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já no Roubo de Carga a redução foi ainda mais acentuada, alcançando 46% de redução, em comparação ao 1º trimestre de 2022, sendo 20 roubos de carga a menos.
A Produtividade Operacional foi recorde. Os policiais militares de Taubaté e dos municípios adjacentes apreenderam 56 armas de fogo nesse primeiro trimestre, um marco histórico de apreensão de arma de fogo pelo 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (5º BPM/I). Na RMVale-LN foram 150 armas de fogo apreendidas nesse 1º trimestre.
Nesse mesmo período foram 1.415 (mil, quatrocentas e quinze) pessoas presas em flagrante na RMVale-LN, um aumento de 33% de prisões com relação ao mesmo período de 2022. Com a “Operação Adaga” a captura de procurados pela Justiça aumentou 62,72%, um total de 646 foragidos capturados nesse 1º trimestre.
A participação da população na Segurança Pública é essencial, por meio do acionamento via telefone “190” nos casos de emergência e via telefone “181” para Denúncias.
Fonte: Polícia Militar de São Paulo