Cidades São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião discute parceria com operadoras portuárias para preservação ambiental

Tamoios News
Porto de São Sebastião

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura de São Sebastião e das empresas Pronave e Transcopa, umas das principais operadoras portuárias do município, se reuniram na última quinta-feira (18) para tratar de parceria visando à preservação ambiental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Fernandes de Queiroz, o intuito é buscar ações conjuntas com a finalidade principal de evitar acidentes e danos ambientais na região portuária da cidade, decorrentes de derramamento de produtos químicos dos caminhões que realizam o transporte de cargas que são provenientes de importações e exportações e levadas até os locais de armazenamento.

“A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Fiscalização, realiza as vistorias e após verificar as condições dos veículos emite as respectivas autorizações para que as empresas possam realizar as operações portuárias. Nestas vistorias, são verificadas principalmente a limpeza e vedação das caçambas de todos os veículos que serão utilizados nestas operações”, completou o secretário.

As empresas envolvidas, por serem responsáveis pelas operações portuárias, fazem o acompanhamento das vistorias, realizam a limpeza das vias em caso de necessidade de apoio. Além disso, as empresas enviam as informações dos veículos e cronogramas das operações com antecedência e se comprometem a reduzir o tempo de resposta das ações necessárias em caso de acidentes.

Importância da atividade portuária para o município

O município de São Sebastião abrange em seu espaço portuário os sítios do porto público e do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Petrobras. A atividade portuária é considerada pelo governo municipal um dos pilares econômicos da cidade e sempre esteve relacionada com o desenvolvimento da região.

O Porto de São Sebastião é um marco histórico, seguindo-se pela construção do e a instalação do terminal marítimo; de maneira que, em seu espaço urbano atual, é nítida a presença dos objetos técnicos que servem este setor.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião