Cidades São Sebastião

Fachada do moderno projeto do Mercado Municipal desvirtua sobre as edificações coloniais tombadas em São Sebastião

Tamoios News

O prefeito Felipe Augusto divulgou a intenção do governo municipal de construir o Mercado Municipal, com o objetivo de fortalecer o comércio local, os agricultores e criar mais opções para o consumidor.

Segundo a prefeitura a construção do Mercado Municipal ocupará a quadra ao lado do Paço Municipal e a elaboração do projeto está avançada e sob a responsabilidade da Secretaria de Obras (SEO) do município.

A administração já divulgou detalhes iniciais do moderno projeto do mercado, que terá cerca de 1.700 metros quadrados de área construída com 24 boxes com depósito de apoio, quatro boxes abertos, área administrativa, área de serviços e com amplo deck voltado ao Córrego do Outeiro.

Alguns munícipes e veranistas estão questionando este “moderno projeto”, que desvirtua a característica arquitetônica em uma cidade que foi tombada pelas suas edificações ainda preservadas. E que a fachada moderna apresentada no projeto não condiz com as construções arquitetônicas colonial da cidade, principalmente por estar ao lado de um prédio histórico, o Paço Municipal.

A prefeitura não divulgou se o projeto foi apresentado e aprovado nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Urbano (Comdurb), de Meio Ambiente (Comam), e também no Conselho Municipal de Política Cultural e no Conselho de Turismo (Comtur) em função do empreendimento estar localizado no Centro Histórico da cidade.

O centro histórico de São Sebastião foi tombado em 1969 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e alguns outros atrativos também foram tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por possuir o maior conjunto arquitetônico do Litoral Norte paulista.

Redação/Tamoios News