Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba registrou pelo menos 14 ocorrências em função dos ventos fortes que atingiram a cidade na manhã desta quinta-feira (13/7).
Foram atendidas nove chamadas para queda de árvores em residências (Martim de Sá, Portal Patrimonium, Barranco Alto, Indaiá, Recanto Verde Mar, Mar Verde, Ponte Seca e Loteamento Rio-Santos). Não houve vítimas, apenas avarias nas residências.
Além disso, a Defesa Civil realizou uma vistoria de árvore em residência no Indaiá e registrou queda de árvore em área pública na Tabatinga, uma queda de árvore em quintal de residência também na Tabatinga, além de vistoria de imóvel no bairro Casa Branca e apoio, em parceria com o Departamento de Trânsito, para desvio de uma árvore caída na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira.
Na Praça Cândido Motta, em frente à Igreja Matriz, no centro, o vento também tombou um arbusto e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atendeu a ocorrência.
Na avenida José Herculano (SP-55), próximo ao Serramar Shopping, um poste de energia elétrica ficou curvado após ser atingido pelo vento. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estiveram no local para comandar um desvio na rodovia, até que a equipe da empresa EDP pudesse tomar as devidas providências.
Com os alertas da Marinha do Brasil e dos Institutos Meteorológicos, a Defesa Civil adequou as escalas de serviço e cancelou as folgas para atuar com mais eficiência no atendimento aos casos de emergência.
Além disso, com os alertas, as equipes de campo intensificam fiscalizações e vistorias nas chamadas áreas de risco.
Lembramos que desde o ano passado, a Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos, dando subsídios mais precisos para tomadas de decisões de ações preventivas.
São Sebastião
A Defesa Civil de São Sebastião registrou até as 16h desta quinta-feira (13) o atendimento a pelo menos 12 ocorrências com queda de árvores sobre residências. A maior parte foi registrada na Costa Sul do município. Não houve registro de vítimas. Duas unidades de saúde estão sem atendimento devido à falta de energia elétrica.
Os bairros atingidos pelas quedas de árvores foram Juquehy (5), Cambury (3), Maresias (2), Boiçucanga (1) e Barequeçaba (1).
Pelo menos 10 agentes do órgão estão nas ruas atendendo as ocorrências com cortes dos galhos e troncos.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), os atendimentos das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Barra do Sahy e Juquehy I estão suspensos devido à falta de energia elétrica. Não há previsão de retorno dos serviços.
As consultas que estavam agendadas para hoje serão remarcadas, com prioridade no atendimento, a fim de evitar prejuízos aos usuários.
Em Boraceia, a EDP atende ocorrência de uma fiação em choque devido à queda de galhos.
Ubatuba
Segundo a Defesa Civil municipal, na manhã desta quinta-feira, 13, já foram registradas algumas ocorrências de queda de árvore em diversas regiões do município. Alguns danos já foram constatados e a Defesa trabalha juntamente com o apoio das equipes de administração regional para solucionar, como por exemplo:
– queda de árvore de 8m em cima de residência no Rio Escuro;
– queda de árvore de 6m em cima de rede elétrica no bairro da Fazenda (já solicitado apoio a Elektro);
– queda de árvore em cima de muro de residência no interior de condomínio no Horto Florestal;
-queda de árvore na BR101 próximo ao bairro da Lagoinha -a Rodovia foi desinterditada;
-queda de árvore no Perequê-Açu e na rotatória que dá acesso ao bairro – equipes no local;
-queda de árvore em uma residência no bairro do Sapê;
– queda de árvore na região central, rua Paraná, em frente à Secretaria de Assistência Social.
Nenhuma delas houve registro de vítimas/ pessoas atingidas. Até o começo da tarde, o número de registros estava em torno de 10.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a recomendação é evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surfe, windsurfe e kitesurfe. Outras recomendações são não mexer com cabos de rede elétrica caídos e não se abrigar embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis.
Qualquer ocorrência e danos causados por esse evento previsto, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 , pelo e-mail defesacivil@ubatuba.sp.gov.br ou pela página oficial da Defesa Civil no Facebook: https://www.facebook.com/defesacivilubatuba.