Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba recebe segundo encontro sobre ‘Vigilância Solidária Ambiental’

Tamoios News

A Polícia Militar Ambiental do Litoral Norte promoveu o 2º encontro sobre a ‘Vigilância Solidária Ambiental’ nesta segunda-feira (11) sobre ação que tem como objetivo proteger as bacias hidrográficas dos rios Tabatinga e Mococa contra ocupações irregulares e crimes ambientais. A reunião contou com a presença de várias autoridades.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura estiveram presentes, reafirmando o compromisso do município em participar desse importante processo. O encontro proporcionou uma ampliação das discussões sobre formas preventivas e mais eficazes de combater ocupações irregulares e crimes ambientais, além de proteger as propriedades, garantindo o cumprimento da legislação vigente.

A Vigilância Solidária é uma prática reconhecida em áreas urbanas e já foi implementada em mais de 250 municípios do Estado de São Paulo. As ações relacionadas a essa vigilância têm se mostrado uma forma eficiente de combater atos ilícitos, contando com a participação ativa dos moradores da região. Através de um contato organizado com as autoridades competentes, os moradores agilizam a vistoria e resposta aos atos suspeitos na região, contribuindo para a proteção do meio ambiente.

O monitoramento e proteção das áreas e propriedades contra ocupações irregulares, desmatamento e intervenções ilegais são essenciais para preservar o ecossistema local. Quando um morador identificar indícios de supressão de vegetação ou invasão em uma propriedade conhecida, ele poderá entrar em contato com um dos monitores da região por meio de aplicativos de mensagens ou telefone. O monitor, então, entrará em contato com a Polícia Militar Ambiental para informar a situação e solicitar apoio.

Diversas instituições públicas participaram do encontro, demonstrando seu comprometimento com a proteção ambiental. Entre elas estavam: a Polícia Ambiental, representada pelo Capitão Comandante Carlos Magno e o Tenente Barbosa; Gabriele Sant’Anna, Coodenadora de Fiscalização e  Biodiversidade da SEMIL; o Conselho de Segurança, representado por Pedro Toyota; a Fundação Florestal/Parque Estadual da Serra do Mar, representada por Miguel Nema; o IBAMA, representado por Hugo Schaedler; e a Secretaria de Meio Ambiente, representada por William Xavier e Emerson Mendes, diretor de fiscalização de meio ambiente e fiscal municipal, respectivamente.

Demais representantes importantes como o Vereador Fernando Cuiu, a Sabesp, ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Associação Caraguatás Ambiental, Instituto Tamoio, CCVT, o Condomínio Cocanha e Residencial Mar Verde, o Villagio Porto Fino, Clube de Observadores de Aves e os defensores da região de Tabatinga e Mococa foram alguns dos presentes.

O senhor Antônio Luiz Mendes Silva, conhecido como Luiz Trilha, representou o projeto de Trilhas Esportivas e Ecológicas, enquanto Juliana Macedo, Diretora de Segurança Pública da Secretaria de Mobilidade Urbana, participou do encontro ao lado da Guarda Civil Municipal (GCM).

Com este encontro é esperado fortalecer a proteção das bacias hidrográficas dos rios Tabatinga e Mococa, preservando o meio ambiente e combatendo quaisquer irregularidades que possam ameaçar a região.

A união de esforços e otimização de recursos, se aliado às iniciativas de vigilância, monitoramento e fiscalização, bem como a integração e identificação junto aos proprietários da região deve evidenciar as soluções eficientes para a boa utilização dessas áreas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba