Em Ubatuba (SP), a recuperação do pavimento da estrada Vereador José Alves Barreto, que liga a rodovia SP-055 à praia da Fortaleza, com 6,9 km de extensão, era uma demanda antiga da comunidade. Porém, moradores estão descontentes com a obra contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e executada pela empresa Ideal Infraestrutura e Montagem Ltda pelo valor de R$ 8.725.675,49.
Segundo o marinheiro Anderson Custódio, morador da Fortaleza, conforme a obra foi sendo executada, a comunidade foi percebendo que havia algo errado. Trechos que já haviam recebido o novo asfalto, pouco tempo depois começaram a apresentar problemas, como buracos, asfalto trincado ou estourado. De acordo com o morador, em muitos pontos não foram colocadas guias, prejudicando a drenagem da água.
Outro problema apontado é o trecho final da estrada, onde fica o ponto de ônibus. O local é utilizado para manobra e não recebeu pavimentação, ficando cheio de lama quando chove. No final de agosto, a prefeitura enviou um ofício à Ideal solicitando que a empresa realizasse com urgência a pavimentação desse trecho. A empresa respondeu que estava impedida de dar continuidade à obra sem a autorização do DER devido a interferências que teriam sido expostas em reunião com membros da prefeitura, DER e Ideal no dia 1 de setembro.
Os moradores também reclamam que a prefeitura não fiscalizou a obra devidamente, deixando que a empresa executasse o serviço mal feito. Por isso, eles têm buscado diálogo junto à prefeitura e denunciado a situação à imprensa regional.
No início deste mês, a Associação dos Moradores do Bairro da Fortaleza (AMFORT) enviou ofício ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ao DER pedindo providências para a finalização da obra e solicitando cópia na íntegra do contrato da obra, mencionando que “a mesma se encontra inacabada, a partir do km 4, trazendo transtornos adicionais a população local, inclusive interrupção da linha de ônibus urbano”. O DER respondeu que a obra foi paralisada para tratar de insurgência de água em alguns trechos e que encontra-se em análise a proposta de solução e o orçamento prévio apresentado pela empresa contratada.
O que diz o DER
Questionado pela reportagem, o DER enviou a seguinte nota: “O DER informa que realiza revisão do projeto das obras de recuperação do pavimento na Estrada Vicinal da Fortaleza, em Ubatuba. Os novos estudos apontarão a melhor solução técnica para as intervenções necessárias no local. Após a conclusão, será possível anunciar um cronograma de execução das obras.”
O que diz a prefeitura
Questionada pela reportagem, a prefeitura enviou a seguinte nota: “A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras, informa que na quarta-feira, dia 13, fez uma reunião com os representantes do bairro da praia da Fortaleza e o prefeito municipal Márcio Gonçalves (MDB). Foram abordados os principais temas pertinentes ao pavimento não considerado pela empresa Ideal, responsável pela obra. Durante a reunião entraram em contato com o representante e responsável direto pelo DER engenheiro Antônio Moreira Jr, o qual se comprometeu a cobrar da empresa executante a pavimentação do trecho. O DER informou que encaminhou um projeto com planilha de custos para a drenagem dos pontos que faltam e assim realizar a posterior pavimentação e aguarda da diretoria geral do Estado um parecer para comunicar o desfecho. A Prefeitura de Ubatuba não faz parte do contrato de execução onde o mesmo foi um pleito do governo do Estado junto ao DER que contrataram a empresa IDEAL em caráter emergencial devido às consequências das chuvas de fevereiro. O Executivo municipal participa da fiscalização em conjunto ao DER.”
O que diz a empresa
Questionada pela reportagem, a empresa responsável pela execução da obra, Ideal Infraestrutura e Montagem, não retornou até o fechamento desta matéria. Além dessa obra contratada pelo DER, a empresa com sede em São Sebastião possui diversos contratos com a prefeitura de Ubatuba.
Por Renata Takahashi / Tamoios News