O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios (Clean Up 2016) na Praia do Bonete, em Ilhabela, em sua terceira edição, reuniu moradores, voluntários, professores e alunos para a atividade que visa a melhoria e manutenção da qualidade de vida da comunidade tradicional do município.
A motivação, empolgação e dedicação da comunidade sempre estão presentes nestas ações coletivas e mutirões que caracterizam a força existente na comunidade, em termos de consciência e de educação ambiental por puro reconhecimento das maravilhas oferecidas pela natureza local que todos amam.
A Associação Bonete Sempre e o Instituto Bonete, juntamente com a professora e bióloga Simoni, organizaram a atividade em parceria com outras ONGs regionais no Litoral Norte como os Institutos Terra e Mar e Instituto Ilhabela Sustentável. As ações também contaram com o apoio da secretaria de Meio Ambiente, que enviou materiais e ajudou na organização para levar o lixo para cidade e colaboração de Daniel, do Instituto Tiê, pelos registros fotográficos.
As equipes de voluntários de limpeza foram distribuídas por equipes que atuaram em diferentes setores do Bonete, como no Rio Nema e riachos, costões rochosos, faixa de areia, entre outros.
Os resíduos foram coletados pelos voluntários, pesados e acondicionados para o encaminhamento para cidade, com a disposição final pela equipe de profissionais da limpeza pública no Centro de Triagem Municipal de Ilhabela.
Nesta primeira fase foram recolhidos aproximadamente 250 kg e as ações terão continuidade em outros pontos da localidade como no Costão-Tanque, Areado e Mane Larve.
Como em versões anteriores o trabalho principal consistiu na identificação de resíduos (como aspectos negativos) e de elementos culturais e naturais de paisagem (como aspectos positivos) pelas crianças e moradores, por meio de registros fotográficos, cujas imagens serão posteriormente apresentadas e discutidas em sala de aula e, posteriormente, com a comunidade em evento na sede do Instituto Bonete com vistas à conscientização de toda a comunidade acerca das potencialidades e fragilidades existentes no local.
A Organização Não Governamental americana The Ocean Conservancy vem promovendo há 31 anos o Dia Mundial de Limpeza de Praias (Internacional Coastal Clean Up), no 3º sábado de setembro, em cerca de 97 países, 550 mil voluntários e se trata de um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspiradores e efetivos do mundo.