A moradora da Ilha Montão de Trigo, em São Sebastião, Maria Conceição de Oliveira de 84 anos, foi resgatada por problemas graves de saúde, na última sexta-feira (24), por equipes da Defesa Civil e do Grupamento dos Bombeiros Marítimos (GBMar), que a encaminharam até o hospital em Boiçucanga, mas ela não resistiu e morreu no domingo (26), devido a uma pneumonia.
O estado de saúde de Dona Maria inspirava cuidados por problemas pulmonares, ela já havia passado pelo hospital em Boiçucanga há duas semanas e após medicá-la com o diagnóstico de pneumonia o médico a liberou para que retornasse para a Ilha. Segundo seu filho Adilson, os médicos disseram que era melhor voltar para a Ilha porque no hospital ela poderia se contaminar. “Só que na Ilha não tem recurso, não tem como manter uma pessoa doente,” desabafa Adilson.
Dona Maria nasceu em Juquehy e foi morar na Ilha com 15 anos, se casou e teve nove filhos (dois falecidos), 22 netos, 18 bisnetos e um tataraneto. Ela era artesã, utilizava a palha da bananeira para produzir chapéus, bolsas e cintos e também gostava de pescar. Ela era a mulher mais idosa da Ilha.
Para Adilson, sua mãe, dona Maria da Conceição foi uma grande guerreira.
Redação/Tamoios News