Política Ubatuba

Em quantidade menor do que em eleições passadas, “santinhos” ainda são jogados em áreas públicas

Tamoios News
Raell Nunes

Nos colégios eleitorais de Ubatuba há bastante movimento; trânsito fica intenso nas eleições caiçaras

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Com pouca verba cedida pelos partidos para gastar nestas eleições, os candidatos a prefeito e vereadores investiram, pelo baixo custo, nos tradicionais “santinhos”, que são as propagandas de tamanhos reduzidos. Na manhã deste domingo (2), dia de votação em todos os municípios do Brasil, as ruas e, principalmente, os pontos de ônibus de Ubatuba amanheceram forrados com esse material, de candidatos dos variados partidos.

Essa ação é ilegal e pode gerar multa. Outra questão é a falta de consciência em relação ao meio ambiente, uma vez que o tempo de decomposição do papel é de três a seis meses. No entanto, de acordo com moradores, a papelada jogada nas vias públicas foi bem menor que na eleição passada.

Às nove da manhã o trânsito, por causa da votação, começou a intensificar-se. O movimento nas 30 escolas espalhadas pelos bairros cresceu mais por volta das 10h. Ao todo, 205 urnas estão sendo utilizadas, sendo que 36 estão de reserva, caso haja um imprevisto no funcionamento das máquinas. Os turistas que estão na cidade estão justificando seus votos, principalmente na região central.

No Ipiranguinha, na escola Municipal Mário Covas, um dos maiores colégios eleitorais de Ubatuba, muitos carros e pessoas ficaram nas imediações. Já na escola estadual Capitão Deolindo, no Centro, ambulantes aproveitaram o aumento no fluxo de pessoas para vender pipoca, salada de fruta e até café com pão e manteiga. Também nesta escola duas urnas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal estão em pontos específicos de votação e fazendo rondas frequentes pelos arredores da cidade. Segundo a Delegacia Geral de Polícia de Ubatuba, até o momento não foi oficialmente preso ou denunciado ninguém referente às eleições.

Candidatos

O candidato Sato (PSD) visitou vários lugares antes de votar, na Escola Capitão Deolindo, às 10h. Outros dois candidatos, Eduardo César (PSDB) e Vicente Malta (PSOL), também votaram pela manhã no local.

Paulo Ramos (PDB) esteve no colégio municipal Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios, ás 10h. Já Flavia Pascoal (PSB) apareceu em outra escola municipal, Altimira Silva, no Itaguá, também às 10h.

A reportagem tentou contato com a assessoria dos dois candidatos Mauricio Moromizato (PT), atual chefe do Executivo, e Sério Caribé (PMDB), efetivo como vice-prefeito de Ubatuba, mas não obteve retorno referente ao horário e o local que eles estariam.

Ubatuba tem um eleitorado de 66.022, sendo que 51% são mulheres e 49% são homens. O município tem 205 candidatos a vereador e sete concorrentes à Prefeitura.

Deixe um Comentário