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Reclamações “financeiras e de internet fixa” marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

Tamoios News
Foto-PMC

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos.

Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).

Em março, o Procon formalizou 228 consultas simples; oito atendimentos preliminares; 208 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse volume, 43 finalizadas com acordos e 141 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 69 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e uma aberta sem o retorno da CIP; uma finalizada como atendida, 69 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 17 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos competentes); e 13 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em duas audiências conciliatórias das 78 agendadas pelo Procon em março.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Balanço do Procon da  Prefeitura de Caraguatatuba de 2024
Meses Atendimentos Formalizados Atendimentos realizados Assuntos mais reclamados Audiências agendadas Audiências 

sem o fornecedor

Janeiro 707 1.505 Financeiros 

e internet fixa

69 18
Fevereiro 592 1.210 Financeiros 

e internet fixa

110 36
Março 785 1.149 Financeiros 

e internet fixa

78 02

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba