Neste final de semana foram realizados os testes operacionais dos Aquabus, o novo sistema de transporte aquaviário na cidade de Ilhabela, e a previsão é de que entre em operação a partir do dia 24 de maio. A prefeitura pretende oferecer um serviço integrado com o transporte público da cidade por meio de Bilhete Único. O valor da passagem será de R$ 2,10 com cartão e R$ 5,00 sem o cartão.
Inicialmente, os Aquabus farão o trajeto entre os píeres da Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico) e Ponta Azeda.
As embarcações têm capacidade para aproximadamente 60 passageiros sentados, com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, dispõe de sistema de ar-condicionado e TVs de tela plana. Para a navegação, os Aquabus contam com motores modernos e sistema de GPS.
As primeiras embarcações a entrar em operação são denominadas “Elpídio Sampaio” e “Edgar Lúcio”, em homenagem aos caiçaras que trabalharam no antigo sistema de travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela. A terceira, com o nome Zé de Alício, começa a operar em seguida, após o término das manutenções necessárias.
Os Aquabus foram abandonados em uma marina na cidade vizinha por mais de cinco anos, o que gerou a abertura de um processo judicial por parte da marina contra a Prefeitura de Ilhabela.
Redação/Tamoios News