A equipe de meteorologistas da Meteum analisou as condições climáticas para a noite de 19 para 20 de agosto no Brasil. O período contará com uma Superlua, que poderá ser observada a olho nu. As melhores condições de visualização são esperadas nos estados do centro e do sul, bem como nas maiores cidades do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Várias vezes por ano, a lua cheia coincide com o momento em que a Terra e seu satélite estão mais próximos. Isso nos permite ver a Lua em uma forma maior e mais brilhante do que o normal, conhecida como Superlua.
A propósito, desta vez a lua cheia é chamada de Lua de Esturjão. O nome é tradicionalmente emprestado do calendário nativo americano, pois eles consideravam agosto o mês mais favorável para a captura de esturjões.
A Superlua pode ser observada durante toda a noite. No entanto, se você quiser ver o disco maior e mais iluminado, deve tentar capturar o efeito “Ilusão da Lua”. Esse efeito ocorre logo após o pôr do sol ou pouco antes do amanhecer, quando a Lua está baixa no horizonte, fazendo com que se pareça ainda maior devido a uma ilusão de ótica.
As melhores condições para a visualização da Superlua serão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, graças a um forte anticiclone vindo do Oceano Atlântico. Céu limpo e clima confortável são esperados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Fonte: PR da Latam Intersect