Cidades Ubatuba

Um Quilombo sustentável em crescimento

Tamoios News
Foto: João Paulo Biaggi

A comunidade quilombola do Sertão de Itamambuca em Ubatuba vem presenciando transformações significativas graças à implantação do projeto Quilombo Sustentável, realizado pelo Instituto Terroá em parceria com a Petrobras.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos saberes ancestrais e práticas tradicionais dos quilombolas. As ações buscam ampliar as possibilidades de inclusão produtiva e geração de renda para as mulheres, homens e jovens do território. Para além do componente econômico, o projeto quer ampliar a maturidade da gestão da Associação e suas lideranças, nas múltiplas possibilidades de atuação.

Vivência na roça comunitária é uma das atrações turísticas do quilombo 

A vivência na roça é umas das atrações turísticas da comunidade e ocorre nos momentos de plantio ou colheita de espécies tradicionais para a comunidade, como a mandioca, milho ou feijão.

Além da vivência na roça, o Quilombo do Sertão de Itamambuca oferece outras vivências que estão disponíveis, mediante agendamento, durante o ano todo, como a vivência de plantas medicinais, onde o visitante participa de uma roda de conversa, conhece um pouco de cada planta na espiral de ervas e adquire um livro produzido pelas mulheres da comunidade com um pouco dos saberes tradicionais. A vivência de artesanato e de samba de roda também trazem um pouco dessa cultura quilombola que está sendo resgatada.

Para mais informações, os interessados devem acessar o site www.quilombosertaodeitamambuca.com.br e entrar em contato pelo telefone de agendamento.

“Pra gente é motivo de muito orgulho resgatar a tradição e proporcionar ao turista a experiência de tirar a mandioca da terra, cozinhar e comer uma mandioca assada, fresquinha.” explica Adriana Vieira Leite, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca e agente local do projeto.

O gerente setorial de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Petrobras, Raphael Libânio, também comenta: “Participei da vivência na roça e pude constatar, na prática, o papel do projeto Quilombo Sustentável na estruturação do turismo de base comunitária, contribuindo para a geração de renda de forma sustentável para a comunidade. Esse projeto materializa o compromisso da Petrobras com iniciativas que promovam o fortalecimento institucional e a autonomia de comunidades tradicionais.”

Educação ambiental e a responsabilidade com a Natureza

A educação ambiental é um dos pilares do projeto Quilombo Sustentável, onde, dentre outras ações, os quilombolas recebem visitas de alunos para vivenciar um pouco da conexão da comunidade com a natureza exuberante e preservada, através de atividades como a observação de avifauna e a visita ao rio Itamambuca, ou aprenderem com as tecnologias sociais e ambientais implantadas como: o sistema de ecosaneamento na sede da Associação, o viveiro de mudas de espécies nativas e medicinais e a coleta seletiva.

A cooperativa responsável pela coleta dos resíduos recicláveis na comunidade é a Coco & Cia, que também promove atividades de educação ambiental continuamente para sensibilização dos comunitários a respeito da separação dos resíduos.

Sustentabilidade

Diversas atividades para autonomia da comunidade em relação à geração de renda local já estão em andamento e uma delas será a inauguração da cozinha comunitária ainda este ano.

Iniciaram também, a implantação de um sistema de compostagem para a comunidade. O objetivo é criar uma estrutura que receba os resíduos orgânicos da cozinha comunitária e também das casas dos próprios quilombolas.

Realização do Instituto Terroá, com apoio e colaboração da ARQCSI – Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca – e em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.