Caraguatatuba Cidades

441.682 bitucas de cigarro são coletadas pelo programa “Caraguatatuba sem Bitucas” em três anos

Tamoios News

O levantamento feito pela Prefeitura de Caraguatatuba apontou que a cidade coletou 441.682 bitucas de cigarro pelo programa “Caraguatatuba sem Bitucas”, nos últimos três anos.

Os dados constataram que 176,673 kg de lixo tóxico deixaram de contaminar o solo, cursos d’água e aterros, ao serem descartados de forma correta.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e é realizado por meio das empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, que implantaram 16 coletores em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de mudar os velhos hábitos das pessoas em descartar as bitucas no chão ou em locais inapropriados.

O projeto foi financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e contou com a devida aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente em 2021, quando ainda era um projeto piloto.

A partir deste incentivo, a Prefeitura expandiu a parceria, consolidando a iniciativa como um programa municipal, que visa, também, conscientizar a população fumante sobre os malefícios do cigarro no meio ambiente, por ser um dos resíduos mais danosos, contendo mais de sete mil componentes tóxicos.

Hoje, a Prefeitura observa que os adeptos ao programa vêm crescendo exponencialmente e essa adesão é visível, como destacado nos dados anteriores.

Além dos coletores posicionados em pontos circulação, como o Mirante da Orla, Complexo Turístico do Camaroeiro, Paço Municipal e as unidades de saúde, também as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha foram contempladas com totens de cinzeiros feitos de bambu.

E para aqueles que desejam descartar muita quantidade, ou os comércios que fazem a coleta em grande escala, a cidade possui três Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em funcionamento, sendo um deles instalado na sede da Secretaria de Meio Ambiente.

Todas as bitucas coletadas são enviadas a uma usina de reciclagem, onde passa por um rigoroso processo de descontaminação. O resultado? Massa celulósica, que é transformada em papel artesanal, retornando ao município para ser utilizado em projetos sociais e educativos, promovendo a geração de renda local e a inclusão social.

Além disso, a Prefeitura realiza oficinas de artesanato e palestras de conscientização periódicas, destacando a importância do descarte adequado a preservação do meio ambiente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba