A Prefeitura de Ubatuba deu um importante passo nesta terça-feira, dia 29, para a construção da ponte definitiva do bairro da Folha Seca: a ordem de serviço para o início das obras foi assinada na sede da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
A licitação foi vencida pela empresa Ecopontes, que ficará responsável pela execução dos trabalhos. Em contrato, a obra tem prazo de cinco meses para ser concluída, no entanto, se as condições climáticas forem favoráveis, a previsão é de que seja finalizada em até 90 dias.
O projeto executivo da ponte, já aprovado pela prefeitura e pela Defesa Civil do Estado, contempla uma estrutura mista, de 24 metros, adequada para veículos de passeio, caminhões e pedestres. A Ecopontes ressalta que o projeto atende a todas as normas técnicas vigentes, impostas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER).
“É um orgulho anunciar o início da construção da ponte da Folha Seca, a qual os moradores aguardam há mais de 20 anos e é o único acesso à comunidade local. A ponte atualmente é uma construção provisória e o período de chuva já chegou, sendo a obra de extrema importância para o município”, explicou o secretário de Obras Públicas, Eraldo Todão Xibiu.
Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa começará a implantar o canteiro de obras e, a expectativa, é que dentro de 30 dias seja iniciada de fato a construção.
Ponte destruida pelas fortes chuvas
As fortes chuvas que atingiram Ubatuba nos dias 7 e 8 de março deste ano, destruíram a ponte que liga a comunidade da Folha Seca à rodovia Rio/Santos. Cerca de 800 moradores ficaram ilhados.
No dia 9 de março o Exército Brasileiro improvisou uma ponte em um sistema de passarela que vai transpor o rio de forma emergencial.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba