Única mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita na região, Gracinha (PSD) quer usar experiência política adquirida no legislativo para atender a comunidade
Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela
Ela tem 53 anos, é casada, mãe de três filhos e avó de oito netos. Nasceu em Uruçuca, na Bahia, e veio morar em Ilhabela aos 14 anos. Acumula experiência de três mandatos como vereadora, sendo um biênio como presidente da Câmara Municipal.
É com esse currículo de vida que Maria das Graças dos Santos Souza, a Gracinha (PSD), assumirá o cargo de vice-prefeita em janeiro de 2017 e será parceira de Márcio Tenório (PMDB) na Prefeitura de Ilhabela. Ela conversou com exclusividade com o Portal Tamoios News e apresentou as primeiras ações que serão desenvolvidas na cidade.
“Como Ilhabela é uma cidade turística, nossa prioridade será a saúde. Temos que ter uma estrutura para receber bem não só os moradores, mas também os visitantes. Teremos uma população de três vezes maior do que temos hoje. O Márcio (Tenório) já está trabalhando na questão da UTI e os atendimentos nas aberturas dos postos de saúde até às 21h”, destacou Gracinha.
O processo de transição começou na última quarta-feira (16) pelas pastas da saúde e da educação. A vice-prefeita eleita disse que outra área que será priorizada é a da limpeza pública, tendo em vista que o novo governo assume em pleno período de Alta Temporada.
Sobre o desafio de assumir um cargo no poder executivo, Gracinha afirma que poderá, junto com o prefeito eleito, fazer mais inclusive com um gabinete aberto à população. “Eu era a pedra e agora serei a vidraça. Mas daqui pra frente, se a gente disser um ‘não’, a pessoa vai sair como se estivesse recebendo um ‘sim’. Porque não podemos fazer tudo, mas teremos um diálogo muito próximo da comunidade”.
E o relacionamento com a comunidade será outro ponto forte assumido pela atual vereadora de Ilhabela. Ela disse, durante a entrevista, que não quer perder o vínculo com a população.
“Há uma expectativa muito grande para o próximo governo. Faremos de tudo para honrar cada voto, não vamos ser prefeitos só dos 7.917 votos que recebemos, mas de toda a Ilhabela. Vamos nos empenhar para fazer uma cidade boa para todos”, finalizou.
Trajetória – Gracinha foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança, em Ilhabela, no ano de 1993. Também mantém trabalhos sociais em seu bairro (Itaquanduba), entre eles a Festa da Criança, que completou 28 anos em 2016. Ela chegou a ficar oito anos fora da política para se dedicar aos estudos e se formar em Gestão Pública.

Foto: CMI