Na manhã do sábado (02/11), o guarda-vidas temporário, estava no canto direito da Praia Grande, em Ubatuba, quando avistou dois banhistas nas águas arrastados pela correnteza, sendo que um deles estava com uma pranchinha e o outro já em processo de afogamento.
O guarda-vidas solicitou apoio via rádio e adentrou ao mar. A vítima que estava com a pranchinha foi retirada por surfistas, a outra foi localizada pelo guarda-vidas já emborcada e retirada com apoio da Moto Aquática de Salvamento.
Já na faixa de areia, a equipe de salvamento verificou os sinais vitais e constatou que a vítima estava em parada cardiorrespiratória, rapidamente iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar – RCP, com o monitoramento do Desfibrilador Externo Automático – DEA, que recomendou o choque após o primeiro ciclo e após nova leitura voltou a recomendação para massagem cardíaca, sendo executada até a chegada da Unidade de Suporte Avançado – USA.
A médica encarregada passou a conduzir a ocorrência e acompanhou o transporte da vítima até o Pronto Socorro Municipal. Foram realizados os procedimentos para reanimação por aproximadamente 30 minutos, porém não obtiveram êxito, sendo constatado o óbito pela equipe médica responsável.
A vítima do sexo masculino, de 35 anos, era casado e morador da cidade de Ribeirão Preto – SP.
Fonte: Corpo de Bombeiros