No Mapa da Mata – 3ª Edição continua na missão de preservar e valorizar as tradições culturais das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras de Ubatuba. A cada edição, fortalecemos nosso compromisso com a cultura local, promovendo o turismo sustentável, fortalecendo o turismo de base comunitária e trazendo mais visibilidade aos nossos artesãos. Ele destaca o manejo responsável dos recursos da Mata Atlântica, além de diversificar o turismo na região, atraindo estudantes, pesquisadores, artistas e entusiastas culturais, tirando o foco do turismo de praia.
Nesta terça-feira, 5 de novembro, será o lançamento, nas redes sociais do “No Mapa da Mata” das rotas virtuais Norte e Oeste/Sul de Ubatuba. Pensando na questão da acessibilidade, para pessoas com deficiência e acuidade visual, este vídeo conta com uma audiodescrição que narra o percurso destas Rotas, além de possuir interpretação em libras e legenda.
O site https://saberesartesanais.com.br/mapamata conta com conteúdo que descreve um pouco de cada território, como chegar até eles, divulga os contatos dos artesãos para que se possa agendar uma visita e apresenta algumas matérias-primas oriundas da Mata Atlântica, que são usadas na confecção de produtos artesanais,
Foram mais de 400 km percorridos no município, em busca de artesãos, ouvindo suas histórias e reencontrando mestres da cultura local. Descobrimos técnicas há tempos esquecidas e desbravamos novos territórios.
O Projeto No Mapa da Mata foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público FMC n.º 02/2023 – Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e pelo Fundo Municipal de Cultura de Ubatuba produzido por Carolina Labarca, Helena Sanchez e Erika Valdetaro.
Lançamento:
05 de Novembro – Rota Norte
06 de Novembro – Rota Oeste/Sul
Nos canais do Projeto No Mapa da Mata – @nomapadamata
Youtube – https://www.youtube.com/@mapadamata6238
Facebook – https://www.facebook.com/nomapadamata/
Instagram – https://www.instagram.com/nomapadamata/