O subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, e o diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr, entregaram nesta terça-feira (5), em Natividade da Serra, na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, quatro embarcações alugadas que foram totalmente reformadas e modernizadas para atender ao serviço de balsas de três portos localizados na Usina Hidrelétrica do Reservatório de Paraibuna (UHRP), sendo dois no município de Paraibuna e um em Natividade da Serra. O Governo de São Paulo fará um investimento de R$ 6,6 milhões nas locações.
Em janeiro de 2023, o DH assumiu a operação das travessias da Usina Hidrelétrica do Reservatório de Paraibuna (UHRP), que, anteriormente, operavam sob responsabilidade da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Este sistema passa por rigorosos processos de manutenção para atender a todas as normas estabelecidas pela Marinha do Brasil, garantindo a segurança dos usuários e tripulantes.
Essas travessias abrangem importantes trechos da região. No Porto de Natividade da Serra, as embarcações interligam o Centro do município aos bairros de Pouso Alto e Bairro Alto, além de haver conexão entre esses bairros. Já no Porto Paraitinga, os trechos incluem a ligação entre os bairros Capim D’Angola e Ribeirão Branco. No Porto Varginha, entre os bairros do Comércio (Paraibuna) e de Varginha (Natividade da Serra).
Com serviço gratuito a todos, as balsas operam 24 horas por dia, com saídas programadas a cada hora. “Essas novas embarcações visam garantir um transporte com mais eficiência, conforto e segurança para a população. Durante o ano de 2023, foram transportados mais de 142 mil usuários nas balsas que operam os percursos do Reservatório de Paraibuna”, explica Denise.
Destas quatro embarcações, duas serão destinadas para o município de Paraibuna (uma para o Porto Varginha e uma Porto Paraitinga) e duas para o Porto de Natividade da Serra. Os ferry-boats incluem rebocador para transporte fluvial de pedestres e veículos de carga e passeio:
Natividade da Serra:
- Rebocador Robalo com a balsa Saltinho II: Travessia Porto Natividade da Serra, com capacidade para 50 pedestres e 5 veículos;
- Rebocador Marola com a balsa São José: Travessia Porto Natividade da Serra, com capacidade para 50 pedestres e 9 veículos.
Paraibuna:
- Rebocador Inter XIX com a balsa Inter B-IV: Travessia Porto Varginha, com capacidade para 50 pedestres e 6 veículos;
- Rebocador Inter XX com a balsa Inter B-V: Travessia Porto Paraitinga, com capacidade para 50 pedestres e 6 veículos.
Em junho deste ano, o Governo de São Paulo anunciou um pacote de investimentos no sistema de travessias, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo e Departamento Hidroviário (DH), que inclui embarcações mais modernas e seguras.
Parceria Público-Privada
O serviço de travessias operadas pelo Departamento Hidroviário (DH) está sendo preparado para atrair investimentos privados. O projeto prevê a concessão do serviço público coletivo aquaviário de 14 linhas, sendo oito litorâneas, três do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e três no Reservatório de Paraibuna. A consulta pública para a parceria público-privada está em fase de preparação e deve ser aberta neste último trimestre do ano, com o lançamento do edital previsto para o início do próximo ano.
Investimentos nas travessias
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio do DH, reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de travessias e com a segurança e bem-estar de todos os seus usuários.
O Governo de São Paulo tem promovido investimentos, totalizando mais de R$ 195 milhões, direcionados à modernização das embarcações, reforma das estruturas de embarque e desembarque, além de melhorias tecnológicas para otimização da gestão de filas e do atendimento.
O investimento melhora os serviços prestados aos cidadãos que utilizam as travessias, focando nas regiões de maior demanda. Com as reformas das estruturas de atendimento, estações, flutuantes de atracação e balsas, fica garantida em primeiro lugar a segurança dos usuários, além de conforto e agilidade no serviço.
Em 2024, já foram entregues quatro embarcações reformadas e renovadas, duas atendendo a travessia Santos-Guarujá (FB-21 e FB-27), uma para São Sebastião/Ilhabela (FB-28), e uma para Cananeia/Ariri (Lancha Canéu), com investimento total de R$ 27,9 milhões:
- FB-21: investimento de R$ 6,8 milhões, capacidade para 21 veículos e 158 pedestres;
- FB-27: investimento de R$ 8,5 milhões, capacidade para 216 pedestres e 44 veículos;
- FB-28: investimento de R$ 8,1 milhões, capacidade para 44 veículos e 162 pedestres;
- Lancha Canéu: investimento de R$ 4,5 milhões, capacidade para 190 pedestres.
Ainda neste segundo semestre, o DH entregará outras quatro embarcações que estão em reforma, além da conclusão das obras dos flutuantes de São Sebastião e Ilhabela, com investimento total de R$ 48,7 milhões:
- FB-05: investimento de R$ 6,7 milhões, capacidade para 164 pedestres e 20 veículos;
- FB-10: investimento de R$ 9,1 milhões, capacidade para 200 pedestres e 32 veículos;
- FB-11: investimento de R$ 10,8 milhões, capacidade para 200 pedestres e 32 veículos;
- FB-30: investimento de R$ 8,3 milhões, capacidade para 320 pedestres e 56 veículos;
- Flutuante de São Sebastião (Flutuante DERSA VIII): investimento de R$ 6,9 milhões;
- Flutuante de Ilhabela (Flutuante DERSA VI): investimento de R$ 6,9 milhões.
Fonte: Semil