A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Hidroviário (DH) e da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), participou, nesta quarta-feira (6), no atracadouro da travessia de balsas de São Sebastião, do simulado prático do Plano de Área do Porto de São Sebastião. O treinamento ocorre anualmente e visa ampliar a eficácia das equipes envolvidas nas ações de contenção, mobilização de recursos humanos e materiais e controle da emergência em casos de derrame de óleo de embarcações no mar.
“Com o treinamento, conseguimos avaliar as oportunidades de melhoria nos procedimentos de resposta para contenção e recolhimento de óleo no mar, sobretudo no fluxo de comunicação e integração com as instalações que operam no Porto de São Sebastião e órgãos de apoio e controle, como Cetesb, Ibama, GBMar, Defesa Civil e Capitania dos Portos”, comenta o subsecretário de Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim.
O simulado contou também com a presença do diretor técnico do DH, Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr; do diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio; do diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Adriano Queiroz; do gerente da Agência Ambiental de São Sebastião, Antonio Rivas Galindo Junior; além de representantes da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, da Defesa Civil Municipal, do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e da Prefeitura de Ilhabela.
Reforma de flutuantes
Na sequência, durante a tarde, o subsecretário de Logística e Transportes e o diretor Técnico do DH entregaram, no atracadouro da travessia de balsas de Ilhabela, os flutuantes da travessia que interliga os municípios de São Sebastião e Ilhabela.
“Com investimento total de R$ 13,8 milhões, as estruturas passaram por reforma geral, com substituição de chapas, perfis de aço, guarda-corpos, verdugos, além de tratamento superficial e pintura, trazendo mais segurança aos usuários da travessia”, explica o subsecretário.
Também houve reparo de pavimento e reforma das pontes de embarque e desembarque de passageiros, com substituição das pranchas de madeira e elementos de fixação, e dos dolphins, incluindo serviços de reparos em concreto estrutural, jateamento e pintura, substituição das defensas e elementos de fixação.
- Flutuante de São Sebastião (Flutuante Dersa VIII): investimento de R$ 6,9 milhões;
- Flutuante de Ilhabela (Flutuante Dersa VI): investimento de R$ 6,9 milhões.
Sobre as travessias litorâneas
O Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, administrado pelo Departamento Hidroviário (DH), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), é um dos mais importantes serviços de mobilidade urbana do Litoral Paulista. São oito travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri. Com uma frota atual de 31 embarcações disponíveis para operação, entre lanchas e balsas, o sistema tem um volume diário de 10,5 mil motocicletas, 17,6 mil automóveis, 433 caminhões/ ônibus, 8,6 mil bicicletas e 15,7 mil pedestres.
Investimentos nas travessias
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio do DH, reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de travessias e com a segurança e bem-estar de todos os seus usuários.
O Governo de São Paulo tem promovido investimentos, totalizando mais de R$ 195 milhões, direcionados à modernização das embarcações, reforma das estruturas de embarque e desembarque, além de melhorias tecnológicas para otimização da gestão de filas e do atendimento.
Sobre o Porto
Administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Porto de São Sebastião é uma delegação federal ao Governo do Estado de São Paulo, sendo, portanto, um porto público. Sua configuração natural o coloca como a terceira melhor região portuária do mundo.
No primeiro semestre de 2024, a movimentação de cargas no Porto bateu recorde histórico. Ao todo, foram movimentadas 760 mil toneladas, 57% mais que no mesmo período de 2023.
Os principais produtos de importação são: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, açúcar, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Já os de exportação são veículos, peças, máquinas e equipamentos, vitualhas, coque, produtos siderúrgicos e cargas gerais.
Fonte: Semil