O Porto de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, venceu o 7º Prêmio Antaq na categoria Desenvolvimento Ambiental pela evolução de suas operações em itens como gestão de resíduos, eficiência energética e conservação de recursos naturais. A conquista avaliou os portos públicos do país em relação à evolução do Índice de Desempenho Ambiental, um indicador que avalia como cada local atua em questões ligadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
A vitória significa que São Sebastião foi o porto público brasileiro que mais evoluiu na manutenção da gestão ambiental de suas atividades. O porto é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).
Além da vitória na categoria ambiental, o Porto de São Sebastião obteve o 2° lugar em Conformidade Regulatória, na categoria de portos públicos, em reconhecimento ao cumprimento as leis, decretos, diretrizes e procedimentos ambientais avaliados pela Antaq.
A premiação é promovida pela Antaq (Agência Nacional dos Transportes Aquaviários) e visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações do segmento ambiental e de sustentabilidade, destacando as melhorias na prestação de serviços das empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência.
A conquista na categoria de maior evolução no desempenho ambiental reflete as iniciativas adotadas na gestão do porto, dentro do Plano de Gestão Ambiental – PGA, que inclui o monitoramento contínuo das emissões atmosféricas, de ruídos, da qualidade das águas subterrâneas, da fauna e flora locais, dos biomas presentes na região (inclusive manguezais) e um amplo programa de educação ambiental envolvendo a comunidade.
Além disso, o Plano de Gestão Ambiental realiza inspeções ambientais e de saúde e segurança e produção de relatórios para garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com a legislação e com o maior cuidado ambiental possível. Adicionalmente, também são realizados treinamentos com toda comunidade portuária visando a sustentabilidade das atividades e manutenção contínua das boas práticas ambientais, especialmente para q questão da gestão de resíduos.
“É motivo de muita alegria para a Companhia receber esse prêmio. A pauta ambiental é uma das nossas prioridades. Estamos empenhados em aplicar a sustentabilidade em todos os âmbitos da nossa operação portuária”, avalia o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio.
Sobre o Porto
Administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Porto de São Sebastião é uma delegação federal ao Governo do Estado de São Paulo, sendo, portanto, um porto público.
Os principais produtos de importação são: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Já para exportação são: açúcar, peças, máquinas e equipamentos, coque de petróleo, produtos siderúrgicos e cargas gerais.
No primeiro semestre de 2024, a movimentação de cargas no Porto bateu recorde histórico. Ao todo, foram movimentadas 760 mil toneladas, 57% mais que no mesmo período de 2023.
Fonte: Semil