Cidades Ubatuba

Polícia Militar realiza simulação de roubo a caixa eletrônico no centro de Ubatuba   

Tamoios News

A Força Tática do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) realizou no centro de Ubatuba uma operação que simulou um roubo ao caixa eletrônico do Banco do Brasil, com ataques violentos de criminosos. A ação ocorreu na última terça-feira, 3 de dezembro, entre a Praça da Nóbrega e a avenida Iperoig, e envolveu a simulação de explosão, troca de tiros, perseguição, prisões e resgate de feridos. A rua Conceição, onde está localizada a agência bancária, teve o trânsito interrompido para o treinamento, que contou com a presença de carro blindado, homens armados, munições, explosivos, viaturas, SAMU e fita de isolamento do percurso até a praia, onde ainda foi feito o ensaio da fuga dos criminosos em uma lancha. Figurantes vestidos com coletes à prova de balas, toucas ninjas e usando adesivos que imitavam tiros e sangue artificial completaram a simulação.

A ação fez parte do treinamento dos policiais que atuam no município na tentativa de reduzir e coibir atividades criminosas e, consequentemente, melhorar a segurança pública. Para evitar pânico entre os pacientes e funcionários da Santa Casa, que fica em frente à agência do Banco do Brasil utilizada na simulação, um comunicado interno circulou entre os colaboradores do hospital, alertando sobre o treinamento e pedindo que evitassem transitar pelo local. O treinamento não causou nenhuma intercorrência na Santa Casa.

Queda no número de ocorrências 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Ubatuba está entre as cidades que registraram queda nos índices de violência entre janeiro e outubro de 2024, comparados aos números registrados no mesmo período de 2023. A estatística considerou delitos como tentativa de homicídio, latrocínio, furtos e roubo e furto de veículos.

Os crimes com maior redução de ocorrência foram latrocínio (roubo seguido de morte), que caiu de 1 para 0, índice que representa 100%; e o roubo de veículos, que diminuiu de sete em 2023 para quatro em 2024, ou 43%. Porém, os índices de roubos e furtos continuam altos e tiveram reduções menos significativas: os roubos caíram de 270 para 162 (40%) e os furtos reduziram de 1.255 para 980 (22%).

 Bruna Manort/Tamoios News