As trilhas do Pico do Caxambu e do Poço do Angelim já estão autorizadas junto ao Parque Estadual da Serra do Mar, emitido pela Fundação Florestal, para uso tradicional no âmbito do Turismo de Base Comunitária do Quilombo Sertão de Itamambuca, em Ubatuba, e são guiadas apenas por monitores ambientais quilombolas, formados e capacitados para atender as exigências das normativas e regulamentações do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba.
Ambos os atrativos são muito procurados por turistas e fazem parte da história da comunidade. O Pico do Caxambu, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, é uma montanha de aproximadamente 650 metros de altitude com uma beleza natural exuberante e vista privilegiada das praias de Ubatuba. O Poço do Angelim, por sua vez, localizado a 95 metros de altitude, é o maior poço formado pelo rio Itamambuca.
A coordenadora do projeto Quilombo Sustentável, Raquel Pagan, fala do fortalecimento da comunidade, suas conquistas e o futuro promissor: “Neste momento do projeto, estamos aplicando a “Escala de Maturidade”: uma metodologia do Instituto Terroá que tem como objetivo conhecer e compreender o funcionamento da organização, fomentando o fortalecimento de uma cultura de planejamento e tomadas de decisões que possam potencializar as ações para o desenvolvimento organizacional e territorial. Ela foi aplicada em janeiro/2023, no início do projeto, e teremos uma nova aplicação agora, para mensurar o desenvolvimento do Quilombo nestes dois anos de projeto. E já é possível percebermos os resultados positivos que o projeto vem proporcionando para toda a comunidade e os frutos que ainda serão colhidos. Muito aprendizado de ambas as partes. Uma honra fazer parte!”
Para mais informações, os interessados devem acessar o site www.quilombosertaodeitamambuca.com.br e entrar em contato pelo telefone de agendamento.
Realização do Instituto Terroá, com apoio e colaboração da ARQCSI – Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca – e em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Fonte: Assessoria de Imprensa