Nesta quinta-feira (26), turistas avistaram um filhote de toninha, na praia Grande, em Ubatuba e acionaram os guarda-vidas, que realizaram o resgate inicial. A equipe do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha foi acionada por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e esteve no local, fez o resgate, mas, infelizmente, o filhote não resistiu e veio a óbito.
O filhote, recém-nascido, era um macho, com 63cm e 2,6kg. A reabilitação de filhotes de toninha apresenta desafios significativos, pois, ainda são muito dependente e mamam o leite materno, principal fonte de nutrição e imunidade nos primeiros meses de vida. Além disso, filhotes geralmente estão mais vulneráveis a infecções e ao estresse do encalhe, o que reduz as chances de sobrevivência mesmo com atendimento especializado.
O animal será submetido a necropsia, para avaliação e tentativa de identificar as causas do encalhe que auxiliem a fornecer dados importantes para a preservação da espécie.
O PMP-BS, conduzido pelo IBAMA como condicionante do licenciamento ambiental federal para atividades de petróleo e gás da Petrobras, desempenha um papel importante na coleta de dados sobre encalhes, contribuindo para ações de conservação de espécies marinhas como as Toninhas.
O Instituto Argonauta reforça a importância de acionar rapidamente as autoridades competentes ao encontrar animais marinhos encalhados. No litoral norte de São Paulo, emergências podem ser reportadas pelo telefone: 08006426641.
Sobre a Toninha
A toninha é uma das espécies de golfinhos mais ameaçadas de extinção no Brasil é endêmica da costa atlântica da América do Sul e enfrenta diversas ameaças, incluindo captura acidental em redes de pesca, poluição e degradação do habitat.
Fonte: Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha