Cidades Ubatuba

Ubatuba se inscreve em Programa de Arborização Urbana

Tamoios News
Foto/Ricardo Pimentel

Na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba (AEAU), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, foi realizada no dia 21 de janeiro a apresentação do programa Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo), que tem como objetivo promover arborização em áreas urbanas do município. A apresentação foi feita pelo Dr. Maurício Lamano Ferreira, representante do programa e membro da Associação Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). O evento contou com a presença de membros da diretoria, conselho, associados e do secretário de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Ubatuba, Guilherme Arantes.

O Programa ajuda a melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora, atmosférica e a temperatura, além de fornecer sombra e abrigo às pessoas e animais, protegendo a biodiversidade. Auxilia também no gerenciamento de águas pluviais, controle de erosão e a proteção das nascentes e da fauna.

No dia 30 de janeiro a secretaria Municipal de Meio Ambiente enviou a documentação necessária para ingressar no programa, que será analisada no prazo de 30 dias pela Fundação Arbor Day. O município precisa atender cinco requisitos indispensáveis: estabelecer responsabilidade pelo cuidado com as árvores, definir regras legais, alocar recursos para o manejo florestal e realizar plantios participativos com a população.

O palestrante explicou que o município que adota o programa é reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Na prática, busca estimular localmente ações para um impacto em questões que são globais, como os desafios às mudanças climáticas, uma vez que as cidades são responsáveis por uma grande parcela das emissões de gases de efeito estufa, desempenhando um papel fundamental no combate às mudanças climáticas”, disse Lamano.

Representando a AEAU, o conselheiro do Crea-SP, eng. civ. Carlos Alberto Mendes de Carvalho, considerou produtiva a reunião e comemorou a intenção do município, via SEMA, com a realização da inscrição. “Este programa consiste no Plano de Arborização Urbana, que é um documento oficial que define as ações de gestão, implantação, manutenção e monitoramento de árvores em uma cidade. Ele deve ser elaborado de forma a se adequar à realidade local, considerando fatores como o espaço disponível, as condições locais e as características das espécies a serem utilizadas”, finalizou Carlos Alberto.

O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU), lançado em 2019, atuando no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável.

Conta com profissionais habilitados que auxiliam os municípios a pleitearem oportunidade indispensáveis, como ampla participação em editais de financiamentos Internacionais, participação no processo para pleitear verbas do Fundo do Clima, bem como outras formas de arrecadação para adaptar as cidades aos eventos climáticos extremos.

Fonte: Assess0ria de Imprensa