A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pelo aplicativo SOS Mulher, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, para atender uma violação de medida protetiva no bairro Travessão, em Caraguatatuba na tarde de terça-feira (4).
Ao chegar ao local, foi descoberto pelos guardas que o indivíduo havia tentado adentrar na casa da vítima, porém sem êxito. Mais tarde, durante um patrulhamento pela região, o indivíduo foi encontrado muito alterado e confessou que foi ao domicílio da ex-companheira, o que configurava quebra da medida protetiva vigente. O indivíduo foi contido pela equipe da GCM, sendo necessário uso de algemas por resistência.
Diante dos fatos apresentados, o agressor foi conduzido à Delegacia Central onde foi confirmada a validade da medida protetiva, porém foi constatado que o homem ainda não havia sido citado pelo oficial de justiça. Dessa forma, o Delegado de Plantão realizou o procedimento de citação, dando ciência das medidas e sendo liberado logo em seguida.
SOS Mulher
O aplicativo possui um botão de pânico, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal (GCM), que imediatamente envia uma viatura ao local.
Além disso, há a possibilidade também de apertar outro botão e falar diretamente com a GCM.
As mulheres que terão acesso ao aplicativo precisam ter uma Medida Protetiva concedida pelo Poder Judiciário.
Com esse documento as mulheres devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), no Jardim Aruan, e efetuarem um cadastro.
Com o cadastro feito o acesso é liberado e já pode baixar o aplicativo Sentry SOS, disponível nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba