O prefeito eleito reuniu a imprensa e apoiadores políticos em um hotel na praia do Viana para anunciar a equipe e fazer balanço da transição
Por Gustavo Nascimento e Ricardo Hiar
Na manhã deste sábado (3), o prefeito eleito Márcio Tenório (PMDB) definiu os nomes do primeiro escalão do governo. Ele reuniu apoiadores políticos e a imprensa da região em um hotel na praia do Viana, em Ilhabela. Foram anunciados 11 nomes, sendo que as pastas de Educação e Obras serão divulgados na próxima semana, devido à questões burocráticas.
Para a pasta de Planejamento e Governo, ocupará o cargo o contabilista Osvaldo Julião, que é graduado em Gestão pública. Ricardo Fazzini Dias será o responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
A secretaria de Finanças será comandada por Tiago da Silva Corrêa, que já foi chefe de Planejamento Econômico em São Sebastião e responsável pela transição de governo em Caraguatatuba. O velejador profissional e dono de vários títulos na categoria, José Roberto de Jesus será o titular da secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
A pasta de Administração ficará por conta de Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo. Ele já foi vereador na cidade por quatro mandatos e já ocupou cargo de secretário de Esportes e Lazer no arquipélago. Ovacionado pelos presentes, Paulo Cesar Mathias foi anunciado como o futuro secretário de Serviços Municipais.
Quem também retorna à administração de Ilhabela é Nuno Gallo, que assumirá a Secretaria de Cultura. Ele já foi vice-prefeito na administração de Toninho Colucci (PPS) entre 2009 e 2012, assim como foi titular na secretaria de Esportes e Cultura.
A ex-prefeita e atual vice, Nilce Signorini, ganhará uma pasta na próxima gestão. Aos 73 anos e formada em Ciências Sociais, ela ocupará o cargo de secretária de Desenvolvimento Social de Ilhabela.
Já o Meio Ambiente será liderado pelo economista Mauro de Oliveira Pinto, que é comerciante na cidade há 24 anos, também trabalhou por 35 anos no Grupo Santander, onde conquistou aposentadoria.
Para uma das pastas que o prefeito eleito considera mais desafiadoras, a Saúde terá o comando de um médico. Marco Antonio Gênova trabalha há 12 anos no Hospital Mário Covas e é empresário na área da saúde.
E conforme já havia anunciado anteriormente, a secretária de Assuntos Jurídicos terá como titular o advogado Vinícius Julião. Ele já foi procurador jurídico da prefeitura de Ilhabela e participou ativamente da criação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na cidade.

Foto: Ricardo Hiar
Diálogo – O prefeito eleito fez questão de destacar que para escolha de nomes houve muito diálogo e que não vai ceder a pressões. Todos os secretários anunciados são moradores de Ilhabela e têm uma relação antiga com o arquipélago.
“Me preparei para ser prefeito de Ilhabela e, por isso, não tenho medo de pressões. Ganhamos as eleições de mãos limpas. Não criaremos novas secretarias e não vamos fazer festa com dinheiro dos royalties”, afirmou Tenório.
Na ocasião, o prefeito também fez um balanço sobre o processo de transição com o atual governo, que teve início no dia 16 de novembro. Porém, as visitas técnicas aos prédios públicos e discussão de assuntos específicos só tiveram início nesta semana.
Ele afirmou, ainda, que ao assumir o governo terá vários desafios para que a cidade não tenha interrupção de serviços no período da Alta Temporada de Verão.
Ele citou como prioridades a segurança, a coleta de lixo, mobilidade urbana, guarda-vidas, festa da padroeira, carnaval e receptivo de navios de cruzeiro.

Foto: Ricardo Hiar