“O progresso, sem dúvida, traz benefícios econômicos, empregos e infraestrutura. No entanto, é preciso ponderar os impactos ambientais, sociais e culturais dessas transformações”. É o que afirma a cantora, compositora, violonista e produtora cultural, Sonia Lopes, que lança seu novo projeto “Praia do Areião”, em São Sebastião. Em 5 de abril, está marcado show com Camerata no Teatro Municipal, centro, a partir das 20h. Entrada livre.
Moradores antigos se lembram do aterramento da Praia da Frente, no Centro Histórico da cidade, por obras da Petrobras, onde está hoje Aterro da Rua da Praia, área de grandes eventos. Ao lado, está a Praia do Areião, aterrada por sucessivas expansões do Porto Público de São Sebastião. “Restam poucos metros dessa areia fina e branca, então banhada por águas cristalinas. Vizinha, temos a Praia do Deodato ameaçada pela nova estrada estadual e possível ampliação da área portuária”, diz Sonia Lopes, paranaense e amante das belezas naturais de São Sebastião, onde reside há décadas.
Para conceber “Praia do Areião”, Sonia Lopes se inspirou em várias personalidades da Cultura Caiçara, todos deste município, o que ela agradece profundamente. “Agregando beleza, poesia e leveza, seguimos em direção a harmonizar o progresso com a manutenção das nossas belezas culturais e naturais”, ela espera.
O Projeto “Praia do Areião” inclui música inédita de autoria de Sonia Lopes, quatro shows de lançamento do single “Praia do Areião” que agregam exposições “Memória Fotográfica”, de Edivaldo Nascimento, e palestra educativas sobre gestão deste projeto. Rodas de conversa após cada show discutirá gestão de obras de Editais Culturais do Município, além do risco de desaparecimento de mais uma praia nesta cidade.
Sonia Lopes já é autora de trabalhos culturais anteriores. Trata-se “Na Banda do Maestro Lourival”, “O Sorriso da Noiva”, “Seu Guaiá”, “Sarau Azul”, Lula do Bafo” e “Maré Vazia”. Todos os produtos fortalecem a identidade da música caiçara contemporânea. Nesta linha, a palestra “Processo criativo e gerenciamento de projetos culturais de editais públicos municipais” será na Faculdade de Tecnologia FATEC – São Sebastião.
“Praia do Areião” se engrandece com a participação da jovem Camerata Jovem Novo Mundo, originária das Oficinas Culturais do Município. São 16 participantes, moradores de São Sebastião. Os arranjos e partituras, desenvolvidos por Gustavo Rocha (professor nas Oficinas Culturais do Município e parceiro musical), são interpretados por 21 músicos no single “Praia do Areião”.
A canção “Praia do Areião”, composta em maio de 2024, é uma “cantação” de história que busca reflexão sobre valores humanos dos munícipes. “Onde encontramos esses “tesouros”, nossos sentimentos em relação às mudanças no cenário natural e cultural, em velocidade cada vez maior”, diz Sonia Lopes. “Queremos tudo! Progresso, natureza, beleza, justiça, união, poesia e lindas histórias. O projeto contempla acessibilidade.
Ficha Técnica: Sonia Lopes (gestão, voz e violão); Adilson do Espírito Santo (trompete); Camila Prado (clarinete) Ester Tsunashima (flauta transversal); Mari Amaral (violino e regência) Gustavo Rocha (violoncelo e direção musical); Componentes da Camerata Jovem Novo Mundo; Abner Oliveira (gravação, mixagem e masterização) – Habah Studios; Jader Prada (distribuição) – One Music Brasil ; Lidiane Correia Quinsan (interpretação em Libras); Michelle Corrêa (administrativo); Nívia Alencar (comunicação); Priscilla Spinelli (social mídia); Cauê Sampaio (direção de som e luz).
O Projeto Praia do Areião foi contemplado no Edital FMC-SS Nº 03/2024 – “Programa de Fomento Cultural de São Sebastião – Produção de Projetos Artísticos Culturais”.
Fonte: Assessoria de Imprensa