A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro. Uma realização do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com os pescadores da Praia do Camaroeiro.
Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes e receber a bênção, que, neste ano, foi concedida pelo Diácono Paulo Alexandre Gomes, para que possam iniciar o período da pesca do crustáceo. Além das famílias caiçaras e o público presente, diversas autoridades prestigiaram a 26ª edição da cerimônia.
Entre elas, o vice-prefeito de Caraguatatuba, Sérgio Braz; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Júnior; a secretária de Governo, Eloíza Antunes; o secretário de Meio-Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho; a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba; e a secretária de Educação, Roseli Morilla.
Durante o evento, foram entregues a cada um dos pescadores, uma lembrança confeccionada pelo artista plástico Áureo Henrique. A peça representa o pescador e seu filho, no momento de passar a tradição caiçara a uma nova geração.
Após os pronunciamentos, o público seguiu em procissão terrestre carregando os andores dos santos, acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes, regida pelo maestro Evandro Silva. Após o cortejo a pé até a beira do mar, os fiéis seguiram para seus barcos, decorados com flores e bandeiras, para uma procissão marítima, juntamente com o Diácono e com os demais participantes.
A cerimônia é considerada como o início dos preparativos para o Festival do Camarão – um dos eventos mais aguardados no município, que neste ano será realizado de 16 a 27 de julho, na Praça da Cultura, no Centro da cidade. O homenageado desta edição é o caiçara Robinson Rodrigo da Silva, pescador há mais de 30 anos, conhecido como Pecá.
Na ocasião, a historiadora do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”, Denise Lemes, apresentou um texto de sua autoria sobre o pescador e o homenageou com uma lembrança, produzida pela Fundacc. Mais informações pelo site www.fundacc.sp.gov.br.
Fonte: Fundacc