A ONG Doutores da Amazônia, inaugurou no sábado (26/4) o primeiro centro odontológico de alta tecnologia, na Aldeia Guarani Rio Silveira, localizada em Boraceia, Costa Sul da cidade de São Sebastião – SP.
O evento contou com a participação de lideranças indígenas, autoridades municipais, representantes da ONG Doutores da Amazônia, representantes da Dentsply Sirona, representantes da Funai, além dos moradores da comunidade indígena Aldeia Rio Silveira.
A primeira clínica odontológica do mundo construída dentro de uma aldeia indígena, batizada de Tekoa Sorridente (onde “tekoa” significa “aldeia” em Guarani). Uma iniciativa da ONG Doutores da Amazônia, em parceria com a empresa de tecnologia odontológica Dentsply Sirona, que forneceu todo o material necessário para os atendimentos odontológicos, além da Funai e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul. O projeto representa um marco na história e atua sem fins lucrativos com o objetivo de garantir acesso contínuo a tratamentos odontológicos, desde mais simples até o de maior complexidade, sem a necessidade de deslocamento até centros urbanos distantes.

Arquivo/Tamoios News
Clinica odontológica na Aldeira Rio Silveira – São Sebastião – SP
A ação é pioneira e representa um avanço significativo no atendimento à saúde bucal para as comunidades indígenas do Brasil e conta com máquinas diferenciadas de alta tecnologia que será útil para fazer o raio-x digital de canal, implante dentário de coroa, em um curto espaço de tempo, entre outros serviços mais simples como também a, restauração de cárie.
De acordo com Sonia Casanova, coordenadora de odontologia do Doutores da Amazônia, esse é o primeiro centro de alta tecnologia que fornece um trabalho de ponta a uma terra indígena que irá contemplar 120 famílias que vivem atualmente na aldeia.” Vamos oferecer às famílias da comunidade o que existe de melhor e mais moderno em saúde bucal, assim garantimos dignidade a toda comunidade”, explica a endodontista.

Tekoa Sorridente – Clínica odontológica Aldeia Rio Silveiras – São Sebastião – SP
O Cacique Adolfo Timóteo destacou a importância da implantação de uma clínica odontológica dentro da aldeia para atender toda a comunidade, e quanto ira contribuir para auto estima e dignidade de seu povo.
Para a moradora Maria Fernandes, 40 anos, nascida e criada na aldeia, mãe de sete filhos, essa é uma conquista muito grande a toda comunidade, “Agora teremos um bom motivo para voltar a sorrir, somos muito gratos”, explica.
Sobre a clínica
A estrutura foi construída com apoio da própria comunidade indígena e equipada com tecnologia de ponta para oferecer tratamentos odontológicos gratuitos e de alta complexidade, incluindo canais, próteses, cirurgias e reabilitações com fluxo digital. Os atendimentos serão realizados duas vezes por semana, com capacidade para cerca de 40 pacientes semanalmente.

Clínica odontológica Tekoa Sorridente – Aldeia Rio Silveira – São Sebastião – SP
Impacto e inovação
A clínica atenderá aproximadamente mil indígenas do povo Guarani, que anteriormente precisavam se deslocar até centros urbanos para receber cuidados odontológicos especializados. Com essa iniciativa, os tratamentos serão realizados diretamente na comunidade, promovendo inclusão e acesso à saúde bucal de qualidade.
A expectativa é que, nos primeiros dois anos de funcionamento, sejam realizados cerca de 4 mil atendimentos odontológicos na clínica. Essa ação representa um avanço significativo no modelo de atenção à saúde indígena, demonstrando que é possível levar o que há de mais moderno em odontologia para dentro das aldeias.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião