Meio Ambiente

Equipes de fiscalização identificam caça ilegal e boia flutuante próximas a Alcatrazes

Tamoios News

Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião encaminhou relatório para ICMBio, responsável pelo Arquipélago de Alcatrazes, que já tomou providências

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Durante uma fiscalização e atividade do projeto Visão Costeira nesta semana, em São Sebastião, a Secretaria de Meio Ambiente identificou uma embarcação que fazia caça ilegal nas imediações do Arquipélago de Alcatrazes. Além disso, a equipe verificou a presença de uma boia flutuante que está fixa no mar, que pode ocasionar riscos às embarcações que circularem pelo local.

Ao Tamoios News, o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito, explicou que para a fiscalização foi utilizada uma embarcação própria adquirida em parceria com o Ministério da Pesca. “As fotos e o relatório foram encaminhados para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para que sejam tomadas as providências”, explicou.

O  ICMBio, instalado na praia do Arrastão, efetua a fiscalização e controle do Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, e das Ilhas das Cabras e Palmas, em Ubatuba. O órgão informou que os registros e apontamentos enviados pela secretaria de Meio Ambiente deram subsídio para a identificação da embarcação e tomada de ações a serem executadas brevemente.

No relatório também consta a boia encontrada pela equipe da prefeitura. Segundo informações da secretaria de Meio Ambiente, embarcações correm risco de bater e naufragar, tendo em vista que o local tem aproximadamente 50 metros de profundidade.

A boa notícia, apontada no documento, é que a vegetação começou a se recuperar na área onde eram executados exercícios de tiros da Marinha do Brasil.

Este ano, o Arquipélago dos Alcatrazes tornou-se Refúgio de Vida Silvestre. A decisão foi resultado de uma antiga luta de ambientalistas e gera não só mais segurança a esse patrimônio brasileiro, mas também abre a possibilidade para que no futuro ocorra a visitação sustentável do local.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.