Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião encaminhou relatório para ICMBio, responsável pelo Arquipélago de Alcatrazes, que já tomou providências
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
Durante uma fiscalização e atividade do projeto Visão Costeira nesta semana, em São Sebastião, a Secretaria de Meio Ambiente identificou uma embarcação que fazia caça ilegal nas imediações do Arquipélago de Alcatrazes. Além disso, a equipe verificou a presença de uma boia flutuante que está fixa no mar, que pode ocasionar riscos às embarcações que circularem pelo local.
Ao Tamoios News, o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito, explicou que para a fiscalização foi utilizada uma embarcação própria adquirida em parceria com o Ministério da Pesca. “As fotos e o relatório foram encaminhados para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para que sejam tomadas as providências”, explicou.
O ICMBio, instalado na praia do Arrastão, efetua a fiscalização e controle do Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, e das Ilhas das Cabras e Palmas, em Ubatuba. O órgão informou que os registros e apontamentos enviados pela secretaria de Meio Ambiente deram subsídio para a identificação da embarcação e tomada de ações a serem executadas brevemente.
No relatório também consta a boia encontrada pela equipe da prefeitura. Segundo informações da secretaria de Meio Ambiente, embarcações correm risco de bater e naufragar, tendo em vista que o local tem aproximadamente 50 metros de profundidade.
A boa notícia, apontada no documento, é que a vegetação começou a se recuperar na área onde eram executados exercícios de tiros da Marinha do Brasil.
Este ano, o Arquipélago dos Alcatrazes tornou-se Refúgio de Vida Silvestre. A decisão foi resultado de uma antiga luta de ambientalistas e gera não só mais segurança a esse patrimônio brasileiro, mas também abre a possibilidade para que no futuro ocorra a visitação sustentável do local.