Cidades Geral

Voluntárias do projeto “Eu Faço Para Você” entregam mantas, toucas, meias, feitos à mão para pacientes do Hospital Regional

Tamoios News
Tereza Magalhães, Maria Celia Oliveira voluntárias do projeto, Sandra Marcondes, diretora do hospital, Eliana Galano, coordenadora do psicossocial do hospital

Pacientes em tratamento oncológico do Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, receberam na última semana, um gesto de acolhimento e solidariedade: mantas, cachecóis, meias, luvas e toucas feitos à mão por voluntárias do projeto ‘‘Eu Faço Para Você’’. As doações aquecem não apenas o corpo, mas também o coração dos pacientes, que enfrentam dias difíceis com mais conforto e afeto.

Com mais de cinco anos de história, o projeto teve início ainda antes da pandemia, e já confeccionou muitas máscaras faciais doadas a pacientes oncológicos. Desde então, a iniciativa cresceu e passou a produzir também turbantes e peças de inverno, sempre com dedicação, capricho e um olhar especial para quem mais precisa.

As entregas fazem parte de uma campanha de inverno promovida pelo grupo, que se mobiliza todos os anos para levar acolhimento aos pacientes em tratamento contra o câncer. A cada ponto costurado, uma mensagem silenciosa de carinho é transmitida: você não está sozinho. “Nosso objetivo é acolher com o que sabemos fazer: transformar fios em carinho. Cada peça é feita com amor e entrega. Saber que conseguimos levar conforto a quem enfrenta o câncer nos dá motivação para continuar”, afirma Tereza Magalhães, uma das voluntárias do projeto.

Trabalhos feitos à mão por voluntárias do projeto ‘‘Eu Faço Para Você’

Para Sandra Marcondes, diretora operacional do HRLN, a ação reforça a importância da humanização no cuidado. “A solidariedade aquece de dentro para fora. Receber essas doações feitas com tanto cuidado e afeto faz toda a diferença na experiência dos nossos pacientes. Somos profundamente gratos ao projeto “Eu Faço Para Você” pela parceria e sensibilidade”, destaca.

Entre as pacientes, a emoção foi evidente. Cosmerina Maria Santos Hander, que está em tratamento oncológico, contou que se sentiu tocada com o gesto. “No dia da minha quimioterapia, fui presenteada com uma linda manta de crochê feito a mão, foi como receber um carinho! Com certeza esse gesto não aqueceu apenas o meu corpo, aqueceu também o meu coração, tornando esse momento muito mais leve! Sou muito grata! Um abraço à todos os colaboradores!”, relatou.

Maria Aparecida Rodrigues da Silva, também expressou gratidão: “É mais do que uma touca ou um cachecol. É cuidado, é afeto. Foi como ganhar um presente em um momento difícil. Que Deus abençoe todas as mãos que fizeram isso por nós”, disse.

Sobre o projeto

A sede do ‘‘Eu Faço Para Você’’ fica em Presidente Prudente (SP), mas o projeto expandiu sua rede solidária e conta hoje com filiais em diversas regiões do Brasil. Sem fins lucrativos, a ação é mantida exclusivamente por voluntárias que, com habilidade e empatia, transformam linhas, tecidos e lã em esperança e cuidado.