A população de São Sebastião aprovou a iniciativa da Prefeitura em promover ações itinerantes para aplicar as doses da vacina contra a gripe, causada pelo vírus Influenza. Desde a última terça-feira (8/7), os profissionais da Vigilância Epidemiológica, em conjunto com o Departamento de Políticas Públicas, ambos da Secretaria de Saúde (Sesau), estão levando toda a estrutura para realizar a vacinação perto de quem mais precisa.
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal do município diante a meta nacional estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 92%. A primeira ação foi realizada no estacionamento da farmácia Droga Raia, no cruzamento da Avenida Duque de Caxias, com a Avenida Guarda Mor Lobo Viana, o mais movimentado do centro da cidade.
Nesta sexta-feira (11/7), a “caravana da saúde” aportou na Feira Livre da Vila Amélia, na esquina das ruas Armando Salles de Oliveira com Ilhabela, perto do 1º Distrito Policial. Já neste domingo (13/7), será a vez da Feira Livre da Costa Norte, no Canto do Mar.
“Estamos em pouco mais de 40% da cobertura total mínima, no grupo das gestantes e das crianças ainda não atingimos essa cobertura mínima, esta ação é justamente para reforçar a importância da população se vacinar”, explicou a enfermeira Alana Framba, chefe de Vigilância Epidemiológica no Centro e Costa Norte.
Além de tomar a vacina e ter a possibilidade de regularizar seu esquema vacinal, quem passou pela barraca da Sesau na feira também pôde realizar testes rápidos para a Sífilis, HIV, Hepatite B e C, e o teste para medir os níveis de glicose no sangue.
O vendedor ambulante Domingos José Lima dos Santos, 60, conhecido por Domis Milho, aprova essa modalidade de vacinação. “Em todos os lugares que a gente passa, se tiver uma barraca dessas será bom para todos, a população inteira, isso é ótimo, ajuda muito pela agilidade”, disse ele, que é favorável a vacina, mas aproveitou para medir a pressão e a glicemia.
Quem também aproveitou para cuidar da saúde nesta sexta-feira foi o professor de Muay Thai, Antônio Rolim, 69. Favorável às vacinas, Rolim disse que procurou a barraca da Sesau na feira para aferir sua pressão, que estava um pouco acima do normal. “Estava resolvendo umas coisas na rua, vi aqui e pensei: vou parar”, disse ele.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião