Grandes nomes da vela mundial vão dividir a raia com velejadores amadores na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval. Embaixador oficial da competição, que chega ao litoral norte paulista neste sábado (19), o bicampeão olímpico Robert Scheidt é o destaque maior. Mas a lista de atletas profissionais é grande, refletindo a relevância do evento, maior encontro da vela oceânica na América Latina. A realização é do Yacht Club de Ilhabela.
Boa parte dos medalhistas olímpicos e mundiais confirmados na 52ª SIVI Daycoval se concentra na C30, classe one design que tem mostrado algumas das disputas mais acirradas. Robert Scheidt será mais uma vez o tático e timoneiro do Tonka, vencedor de 2024. A tripulação inclui ainda o campeão mundial de Optimist Alex Kuhl e o campeão sul-americano de 470 Geison Mendes.
A C30 ainda terá o Bicampeão pan-americano e pentacampeão mundial nas classes Snipe e J24, Maurício Santa Cruz, no no leme do Relaxa Building. André Fonseca, o Bochecha, volta à equipe do Loyalty. E Fábio Pillar, campeão mundial de Laser Radial, estará com o Kaikias EMS.
“A Semana de Vela de Ilhabela é um evento extremamente tradicional, o grande encontro da vela. Além disso, em julho o regime de ventos na ilha é muito bom. No ano passado tivemos um vento sul, com regatas na frente do píer, e o grande público pôde assistir”, destaca Robert Scheidt. “A competição está crescendo a cada ano, com um trabalho bem feito tanto na água quanto na terra, está em franca ascensão.”
A classe ORC, responsável por definir o grande campeão da competição, também terá o seu representante olímpico. Com três participações em Olimpíadas, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos de Lima de 2019 na classe Nacra 17, Samuel Albrecht comanda o Crioula. O barco volta à SIVI Daycoval em busca do tricampeonato.
“Ilhabela é sempre um grande evento. Participamos já há quinze edições. Neste ano temos um objetivo bem importante, que é a conquista do tricampeonato. No ano passado bateu na trave, agora vamos em busca desse título”, conta Samuel Albrecht. “As disputas da ORC estão mais acirradas. Temos uma nova flotilha de Soto40, que é um barco bem competitivo. Todas as equipes estão trabalhando bem na questão do certificado, e disputando muitas competições ao longo do ano.”
O velejador e parte da tripulação chegam a Ilhabela embalados pelo vice-campeonato na terceira etapa do Grand Prix de J70, em Búzios, com o Bellei Salvador El Enemigo Sailing Team. “Com o final da minha campanha olímpica, eu procurava uma classe em que eu pudesse continuar competindo em alto nível o ano todo, e entrei na J70 com o apoio do projeto Crioula. Outros tripulantes do TP52 também passam pela classe, e lá trabalhamos muitos conceitos que usamos no barco grande. É um ótimo treino para Ilhabela.”
Mais de 100 equipes de vários estados brasileiros e também do exterior já confirmaram presença. Para a edição deste ano, foram convidadas as classes ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos e C30. A competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas nas mesmas raias. O evento conta ainda com o patrocínio master do Banco Daycoval, pelo segundo ano consecutivo.
“É gratificante participarmos pelo segundo ano consecutivo como patrocinadores master da SIVI Daycoval, que já está em sua 52ª edição ocupando um lugar de destaque no calendário esportivo nacional. O sucesso da última edição, somado à grandiosidade e tradição deste evento, reforçou nossa decisão de seguirmos juntos e de continuarmos incentivando o esporte e a comunidade que o move”, destaca Andreia Flores, superintendente de marketing do Banco Daycoval.
Fonte: On Board Sports